Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a presença de cerca de 400 servidores públicos, a Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) votou pela aprovação integral da proposta do Governo do Estado, para o pagamento da data-base 2012. A proposta prevê o pagamento do índice de 5,57%, em parcela única, na folha de abril, com recebimento em 1º de maio. Quanto ao retroativo, parcelamento em 06 vezes, incluído a partir da folha de julho até a folha de pagamento do mês de dezembro de 2013.

A votação se deu por meio de escrutínio secreto. Os servidores públicos receberam uma cédula para preencherem se concordavam ou não com cada item abordado na proposta. No processo de votação, os mesários foram servidores públicos presentes na Assembleia que, voluntariamente, colocaram-se à disposição para acompanhar a apuração. Duas urnas foram utilizadas na votação, que também foi acompanhada pela diretoria do Sisepe.

“Foi um processo tranquilo e a decisão da Assembleia Geral é soberana. Agora, vamos aguardar as demais entidades classistas realizarem as suas Assembleias, para então no dia 18, apresentarmos o resultado final ao Governo do Estado”, explicou o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

Votação

Na cédula de votação, os servidores públicos do Quadro Geral responderam às seguintes perguntas: 1) Você concorda com o pagamento da data-base 2012, na folha de pagamento do mês de abril de 2013? 2) Você concorda em dividir o pagamento do retroativo da data-base 2012, em 06 parcelas, a partir da folha de julho até a folha de dezembro de 2013? 3) Você concorda com a mudança da data-base para o mês de maio de cada ano?

A maioria dos servidores respondeu sim às três perguntas. No primeiro item, 344 disseram sim, 11 disseram não. No segundo item, 265 disseram sim, 83 disseram não. E, finalmente, 317 servidores disseram sim para a mudança da data-base para maio de cada ano e 32 disseram não. Portanto, a maioria aprovou todos os itens da pauta.

Importância

Durante a Assembleia Geral, o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro relatou a todos a importância da discussão em torno da data-base. Cleiton lembrou que ainda em 2008, o Sisepe atuou junto ao Governo do Estado para que a data-base fosse implantada no Tocantins.

Segundo informações do Sisepe, da data-base de 2008 até 2012, houve uma correção das perdas salariais de 37% na remuneração mensal do servidor. (Assessoria de Imprensa Sisepe)