Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Teo Scoparo

O grupo de ciclistas Social Pedal Club realizará, nesta quarta-feira, 6, às 19h, na Adega Centro Oeste, o lançamento oficial da Expedição Cicloturística “400 km de Jalapão”, que acontecerá no feriado de carnaval. 

Durante o evento, será apresentado o roteiro elaborado para a jornada, que propõe percorrer, em 6 dias, 400 km off road, rumo aos encantos do parque ambiental. A programação envolve os principais cartões postais da região, também chamados de Encantos do Jalapão, entre eles: Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Sono, principais fervedouros, Dunas, Serra da Catedral e Cachoeira da Formiga. 

Além de tocantinenses, a  expedição atraiu também diversos participantes de outros Estados, entre eles Paraná, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Estes compõem a maioria dos aventureiros, que ao invés de optar pela folia do rei Momo, se rendeu à adrenalina garantida pelo misterioso e extraordinário ecossistema do Jalapão. Ao todo, são 17 ciclistas dispostos a cumprir o desafio de dar longas pedaladas sob centenas de quilômetros de solo arenoso. A caravana terá como apoio uma equipe de 12 pessoas, e contará ainda com  2 caminhonetes traçadas, um caminhão, ônibus para traslado e acompanhamento de um guia turístico em todo o local. 

De acordo com Edésio Tolentino, representante do Social Pedal Club, a ideia de promover o percurso foi pensada há quatro meses e tornou-se real no início do ano, sendo divulgada na Internet. Segundo ele, “houve grande procura por parte de ciclistas de todo o Brasil”: “As inscrições foram abertas em janeiro e em pouco tempo tivemos vários inscritos de fora do Estado. Muitos já agendaram suas participações na edição que realizaremos em 2014. Isso prova o incrível potencial turístico que o Tocantins possui e que o mercado está amplamente aberto para atividades como esta". 

Com o número de turistas alcançado nesta edição e a demanda de pessoas interessadas em participar no próximo ano, a comissão organizadora pretende articular ações junto à entidades competentes e a parceiros em potencial, para consolidar o evento como sendo um dos principais realizados a nível nacional, dentro das modalidades de ecoturismo e turismo de aventura. “O nosso alvo é incluir os 400 km de Jalapão no circuito nacional de cicloturismo, realizando o evento anualmente. Público interessado em participar é o que não faltará, pois a região já é apontada pelas operadoras de turismo como uma das melhores opções do mercado para quem busca esse tipo de aventura, descarta Marcelo Rodrigues, turismólogo, membro do grupo e um dos responsáveis pelo projeto. 

Lazer, Preservação Ambiental e Responsabilidade Social 

Além de buscar aventura e conhecer as atrações turísticas oferecidas pelo Jalapão, o Pedal Social Club visa ainda disseminar o uso da bike como meio de transporte 100% ecológico e auxiliar as comunidades carentes pertences à região, em especial o município de Mateiros, distribuindo kits de higiene pessoal, além de roupas, brinquedos e material escolar. 

A mobilização das doações é feita pelos próprios membros do grupo e através de ações junto aos parceiros da iniciativa. “Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e integração social, é o nosso maior objetivo. Queremos mostrar todos os benefícios que o ciclismo pode gerar para a sociedade , seja elevando a autoestima, pelo condicionamento da saúde física e mental, seja ajudando na proteção ao meio ambiente e sistemas ecológicos, formando ciclistas cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, explica Tolentino. 

Social Pedal Club 

O grupo de amantes da prática do pedal foi criado em 2012, em Palmas, e se reúne semanalmente, além de contar com ciclistas de todos os níveis: iniciante, médio e avançado. 

Entre as atividades promovidas pelos seus membros, estão:

 circuito anual de passeios envolvendo trilhas e viagens, cadastro de ciclistas, ações junto ao Governo e criação de calendário de eventos. 

Ficha Técnica 

400 km de Jalapão 2013, Expedição Cicloturística 

Lançamento Oficial: 06 de feveiro, quarta-feira, às 19h30, no Adega Centro-Oeste - em frente ao Atacadão Meio a Meio. 

Data: 06 a 12 de fevereiro 

Local: Jalapão – Ponte Alta, Mateiros e São Félix 

Duração – 6 dias

Distância – em média 90km por dia 

Dificuldade – média, considerando um nível avançado de prática.