Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Começa nesta sexta-feira, 8, um dos melhores carnavais do Norte do Brasil. Com atrações nacionais e regionais o Gurufolia 2013 vem reestruturado, com muitas novidades e com uma programação movimentada que vai de 8 a 12 de fevereiro.

A partir de hoje Gurupi vai ferver com Trio Mega Love e com a animação das bandas Rapazolla, Levanoiz, Thiago Brava, Balagandaya e Levaê. Além das tradicionais matinês do Hotel Veneza, que já estão garantidas na programação, os foliões também vão encontrar o corredor da folia com uma mega estrutura e organização. Uma das novidades deste ano é o Carnanejo – Carnaval Sertanejo, que irá acontecer no Povoado do Trevo da Praia, nos dias 09 e 10, a partir das 22 horas, com apresentação da dupla gurupiense Renon e Renato.

A segurança também foi uma preocupação da Prefeitura, que teve o projeto do Gurufolia aprovado peloCorpo de Bombeiros, que garante que o projeto do sistema preventivo contra incêndio e pânico está de acordo com as exigências necessárias da Le nº 1787/07.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) disse que apesar das dificuldades financeiras que passa o município, foi possível viabilizar o Gurufoloia 2013, graças a parcerias com empresários da cidade que entenderam a importância desse momento para fomentar a economia da Capital da Amizade. "O carnaval de Gurupi é tradição e atrai muitos turistas de  várias partes do país, principalmente, de Brasília e Goiânia que encontram aqui uma festa acolhedora, familiar e com muita segurança. Por isso, é um evento que precisa ter  a atenção especial por parte do poder público municipal", destacou o prefeito.

Cerca de vinte blocos devem animar o Gurufolia. A expectativa é que cerca de 20 mil visitantes e foliões passem pelo corredor da folia nas cinco noites de festa.

Estrutura

O corredor da folia está montada na Avenida Goiás com as Ruas 6, 7, 8, 9 e 10.  A estrutura conta com 80 banheiros químicos, sendo que 10 são exclusivos para deficientes; arquibancada coberta; 30 camarotes empresariais, um camarote para cada veículo de comunicação; além de 30 tendas 12 x 12.

Tem praça de alimentação, estrutura do Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, limpeza urbana e o Pronto Atendimento terá a estrutura reforçada para atender à população e aos foliões. Além disso, durante as cinco noites de carnaval, os foliões terão preservativos disponíveis nas Unidades do Samu e Ambulância que permanecerá em pontos estratégicos do circuito e os agentes de saúde estarão entre os foliões distribuindo preservativos aos interessados e desfrutar o carnaval.

A novidade deste ano é que a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo montará uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), com uma equipe  de recepcionistas para prestar esclarecimentos sobre os atrativos da cidade e região, bem como, informações sobre a rede hoteleira, bares e restaurantes, dentre outros. (Ascom Prefeitura de Gurupi)