Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito Carlos Amastha acompanhou na noite desta quinta-feira, 07, uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Palmas que vistoriou a montagem das estruturas nos pontos onde será realizada a programação do Carnaval 2013. A equipe esteve na Praia das Arnos, Jardim Taquari e Taquaruçu.

Uma operação que envolveu diversas pastas municipais foi realizada nas últimas semanas, para que os foliões tenham mais conforto e segurança para desfrutar da festa. Além de serviços de roçagem, limpeza e tapa-buracos, a Prefeitura investiu na revitalização da iluminação pública, onde foram substituídas 600 lâmpadas, instaladas luminárias e refletores.

Amastha ressaltou que o objetivo é realizar uma festa diversificada. “Estamos realizando uma festa descentralizada e trabalhando para oferecer ao palmense atrações diferenciadas que atendam aos diversos gostos”.

Coleta Seltiva

Além disso, os três locais escolhidos para a festa contarão com pontos de coleta, onde serão recolhidos plásticos, vidros, papéis e alumínios que podem ser reutilizados. O lixo não reciclável receberá a destinação adequada, sendo acondicionado corretamente e encaminhado ao aterro sanitário.

A iniciativa surgiu de parceria entre a Prefeitura de Palmas, a empresa Foz Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) e a Cooperativa dos Catadores de Lixo (Cooperan).

Serão instalados 200 coletores nos três pontos onde acontecerá a Festa de Momo, Taquari, Praia das Arnos e Taquaruçu, sendo cem coletores na cor azul (material reciclável) e cem na cor cinza (material não reciclável), com capacidade para 200 litros, cada.

“O objetivo é incentivar a cultura da coleta seletiva e, ao mesmo tempo, contribuir para preservação do meio ambiente com atitudes sustentáveis”, explica Wagner Ferreira, Responsável pelo setor de Sustentabilidade na Foz Saneatins.

A mensagem será também reforçada em 20 mil leques que serão distribuídos aos foliões, com exemplos do que deve ser depositado em cada lixeira. Também serão instaladas placas informativas em locais de fácil visualização para que a população utilize corretamente os coletores de descarte dos resíduos.

O lixo coletado durante o Carnaval será destinado à Cooperan. O Presidente da Cooperativa, Otacílio Martins Cardoso, elogiou a iniciativa. “A coleta seletiva é algo inovador no Carnaval de Palmas e confirma a preocupação da gestão com o meio ambiente”.

(Secom Palmas)