Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Será lançado no próximo dia 18, no CineSesc, os filmes “A sanfona e a flor” e “A promessa”, contemplados pela Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins – Secult e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – Funcult, no edital Prêmio Cacá Diegues 2011 de Apoio à Produção Audiovisual.

O curta “A Sanfona e flor”, do proponente Ênio Sales de Oliveira, estudante do curso de comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi produzido no distrito de Taquaruçu, com elenco tocantinense e direção de João Luiz Neiva.

O filme reflete situações cotidianas de um homem do campo, seus valores e sua maneira de lidar com a realidade. Em virtude de jogos de interesse econômico se torna alvo de disputas agrárias e de políticas públicas inadequadas.

O curta metragem enfatiza a singular visão de mundo do personagem, o que o faz trocar uma casa de COHAB por uma sanfona.

Destaque para Iran Leite de Oliveira, Paraíba da Sanfona, no papel de Justino, personagem central do filme. O músico viveu sua primeira experiência no audiovisual.

Ficha Técnica:

Direção – João Luiz Neiva / Roteiro – Ênio Sales de Oliveira e João Luiz Neiva / Produção – João Luiz Neiva e Ênio Sales de Oliveira / Direção de fotografia – Carlos F. M. Franco / Direção de arte – Suzanne Matos / Direção de Som – Eduardo Maia / Direção Cênica – Taiom Tawera / Montagem – Carlos F.M.Franco – Eduardo Maia – João Luiz Neiva – Trilha Sonora – Paraíba da Sanfona e Eduardo Maia.

O documentário “A promessa” da proponente, Solange Aparecida do Nascimento, professora da UFT, foi produzido na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, município de Arraias-To, com direção também do documentarista João Luiz Neiva.

O filme é uma representação da Roda de São Gonçalo, manifestação cultural de cunho religioso. A celebração e realizada em cumprimento de uma promessa feita a São Gonçalo do Amarante.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro – João Luiz Neiva / Direção de Produção – Wolfgang Teske / Direção de Fotografia – Luis Fernando Silva – Eduardo Maia – João Luiz Neiva / Direção de Arte – Suzanne Matos / Direção de Som – Eduardo Maia / Produção – Solange Aparecida do Nascimento / Montagem – Carlos F.M. Franco – João Luiz Neiva – Fotografa Still – Dellena Batista – Trilha Sonora – Grupo da Roda de São Gonçalo

Exibições e Oficinas

Palmas

Dia: 18 de fevereiro de 2013, às 20h

Local: Cine Sesc

Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra – Arraias – To

Dia 23 de fevereiro de 2013, às 20h

Porto Nacional

Dia 25 de fevereiro de 2013, às 20h

Local: Auditório da UFT centro

Miracema do Tocantins

Dia 27 de fevereiro de 2013, às 20h

Local: Auditório da UFT, às 20h

Taquaruçu

Dia 28 de fevereiro de 2013, às 20h

Local: Praça Joaquim Maracaipe