Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os sete estados do Norte do País concentram, proporcionalmente, a maior taxa empreendedora nacional. Atualmente, 34,2% dos habitantes da região entre 18 e 64 anos estão envolvidos na criação ou administração de um negócio. No Brasil, o índice médio está em 30,2%. Os moradores do Norte são também os brasileiros que mais sonham abrir uma empresa. Enquanto nacionalmente o desejo de investir em um empreendimento é verificado entre 43,5% da população, no Norte do país o mesmo sonho é compartilhado por 54,3% da população adulta. Os dados constam da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada desde 1999, que pela primeira vez apresenta dados regionais no Brasil.

“Vivemos um processo de desconcentração das atividades econômicas, que têm encontrado nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste importantes polos de desenvolvimento. O aumento do salário mínimo acima da inflação e a forte distribuição de renda por meio do Bolsa Família no Norte impactam no consumo e favorecem o empreendedorismo local”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Mas o mais importante é que não há grandes disparidades regionais: o empreendedorismo em todo o Brasil já se consolidou como uma oportunidade de ocupação e renda”.

A região Sudeste se destaca por apresentar a maior escolaridade entre os empreendedores brasileiros. Na região, 43% daqueles que iniciam um negócio têm o Ensino Médio completo, frente à média nacional, de 37%.

O índice de empresários com diploma de graduação também é maior nessa região (15%) do que no resto do país (11,5%). A maior escolaridade entre os empreendedores do Sudeste corresponde à melhor estrutura de ensino superior nos estados da região, que reúne maior densidade de instituições com boa avaliação do Ministério da Educação.

De acordo com a GEM, está na região Centro Oeste a maior proporção de empreendedores jovens envolvida na abertura ou na administração de um negócio. Mais de 22% dos empresários entre 18 e 24 anos estão na região, que também apresenta a maior proporção (37,2%) de empreendedores entre 25 a 34 anos. Nacionalmente, 18,3% estão entre 18 e 24 anos e 33,8% estão na faixa etária entre 25 e 34 anos.

Femininas no Nordeste e Sul

Na média nacional, as mulheres compartilham com os homens o comando das novas empresas. As regiões Nordeste e Sul, entretanto, são as únicas em que o sexo feminino supera o masculino no percentual de adultos que começam um empreendimento. Cerca de 52% dos negócios com até 3,5 anos de atividade estão nas mãos das mulheres nordestinas e sulistas, enquanto que nacionalmente são delas 49,6% das novas empresas.

Oportunidades no Centro Oeste

A pesquisa GEM mostra que o Centro-Oeste é destaque no empreendedorismo por oportunidade. Quase 85% dos novos negócios instaurados na região foram motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado. O índice também é elevado nas regiões Sudeste (73,9%) e Sul (74,1%). No Brasil, quase 70% das empresas foram abertas pelo mesmo motivo. O Centro-Oeste vive momento de alto fluxo migratório, além da criação de novas cidades e da franca expansão dos recursos públicos. As condições, aliadas à alta escolaridade no Centro-Oeste e nas regiões Sudeste e Sul, incentivam a abertura de empresas direcionadas para aproveitar as oportunidades.

Sobre a GEM

Realizada no Brasil pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), a GEM 2012 contou com a participação de 69 países – 15 a mais do que os analisados em 2011. O levantamento ouviu 10 mil pessoas entre 18 e 64 anos das cinco regiões brasileiras. (Ascom Sebrae)