Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As instituições de Ensino Superior que desejam incluir o ensino do empreendedorismo em seus currículos têm até o dia 8 de julho para encaminhar ao Sebrae (no endereço edital.ies@sebrae.com.br) suas propostas, apresentando as linhas de ação de interesse. O Sebrae disponibiliza, entre outras soluções, todo o suporte para o ensino da disciplina de empreendedorismo, desde a metodologia e capacitação dos professores à distribuição de material didático. As instituições de ensino podem colocar em sua proposição uma, várias ou mesmo todas as soluções do Sebrae. Caso a universidade já tenha algum produto de ensino de empreendedorismo ou queira desenvolver em conjunto com o Sebrae, também poderá colocar em sua proposta.

"Nossas pesquisas mostram que cinco em cada dez estudantes brasileiros sonham em ter seu próprio negócio. Investir na formação desse público significa então garantir uma melhora futura da qualidade do empreendedorismo brasileiro”, constata o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Além disso, segundo Barretto, o mercado exige hoje pessoas com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender com situações novas e complexas, que enfrentam novos desafios e promovem transformações e isso pode ser desenvolvido quando se estuda empreendedorismo.

O Sebrae destinará até R$ 150 mil para cada projeto aprovado. No entanto, a instituição de ensino deve oferecer uma contrapartida de 30% do investimento total do projeto. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 22 de julho e os finais no dia 25 do mesmo mês. Somente poderão ser analisadas as propostas apresentadas por Instituições de Ensino Superior (IES) - faculdades, centros universitários ou universidades, públicas ou privadas - credenciadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC/SESu.

Confira as principais soluções oferecidas pelo Sebrae:

Disciplinas de Empreendedorismo

Especialmente formatada pelo Sebrae para aplicação no Ensino Superior. O Sebrae capacitará os professores e oferecerá os materiais instrucionais para o ensino da disciplina. A faculdade deverá estimar a demanda inicial pela disciplina e dimensionar o número de educadores a serem capacitados; organizar a formação das turmas de alunos para aplicação da disciplina; providenciar as cópias do material fornecido pelo Sebrae e realizar pesquisa de reação para subsidiar o Sebrae quanto à qualidade da solução educacional.

Bota pra Fazer

É uma plataforma educacional, em parceria com o Instituto Endeavor, com objetivo de desenvolver cursos de empreendedorismo e criar novos negócios nas universidades. O módulo básico para aplicação são cem exemplares do material instrucional, mais acesso on line ao portal da solução e capacitação de até 20 professores na metodologia. A instituição precisa estimar a demanda inicial pela solução e indicar o número de professores a serem capacitados na metodologia, além de organizar as turmas.

Publicações de pesquisas e teses

Viabilização da publicação de trabalhos acadêmicos sobre empreendedorismo. O Sebrae estimulará o credenciamento das editoras universitárias e subsidiará publicações de temas relacionados à missão do Sebrae. A proposição de publicação deverá constar do projeto a ser apresentado pela instituição com custos estimados e cotação com, no mínimo, três fornecedores.

Licenciamento de produtos Sebrae

Poderão ser licenciados diversos produtos já validados do Sebrae, tanto na área de empreendedorismo como na de gestão empresarial para quem está começando, entre eles: Aprender a Empreender, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, programa Próprio e Empretec. O Sebrae oferecerá capacitação e materiais a serem reproduzidos pela instituição.

Outras linhas de ação

Atividades ligadas diretamente à oferta de educação empreendedora e que não se enquadrem nas alternativas acima descritas serão consideradas, desde que forneçam oportunidades aos estudantes da instituição proponente.

A íntegra do edital está disponível no site http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/sebrae/institucional/chamadas-de-projetos/resumo-das-chamadas/novo-background/ee-edital-com-ies.pdf