Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito fará a desinterdição das barracas na Praia do Caju, na tarde desta segunda-feira, 18. Na ultima sexta-feira, 15, algumas barracas de palhas foram derrubadas em razão de ventos fortes. De um total de nove barracas, sete foram interditadas pela Defesa Civil, por apresentarem risco de desabamento.

De acordo com o Superintendente de Defesa Civil, Iranilton Sales, o processo de interdição foi em caráter emergencial.  “Interditamos as barracas de forma emergencial para não colocar em risco a vida dos comerciantes e frequentadores da praia”, disse. As barracas de cobertura de palhas e lonas serão substituídas provisoriamente por dez tendas de lonas, tamanho10mx10m, sendo que seis já foram instaladas no último sábado, 16.

O casal Salvador José Pereira e Eunice Almeida Pereira trabalha há nove anos na Praia do Caju. Os comerciantes elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Palmas em instalar as tendas provisórias. “Essa ajuda no fim de semana já foi boa demais. O ideal seria duas tendas por barracas, pois temos muitas cadeiras e mesas empilhadas”, disse.

Para o comerciante, Bernardino Gomes, a Prefeitura tomou as providências de forma rápida na substituição das barracas. “Sem as tendas seria mais difícil para trabalhar neste fim de semana. A equipe da Prefeitura agiu prontamente”, disse.

O prefeito em exercício, Major Negreiros, reuniu-se com os comerciantes no último sábado, na Praia do Caju. Na ocasião, ele avaliou a necessidade de revitalização da praia.  “Já temos um projeto aprovado para revitalização geral desta praia”, disse.

Nesta segunda-feira, Negreiros retorna a Câmara Municipal de Palmas como presidente e deve apresentar um requerimento solicitando urgência na tramitação do  processo que apresenta  projeto de revitalização da praia do Caju.

Remoção das barracas de palha

Na manhã desta segunda-feira, trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), usavam uma pá mecânica e um caminhão-caçamba para a retirada dos entulhos resultantes de barracas de palhas e madeiras, que foram derrubadas pelo vento forte no último fim de semana.  De acordo com o operador de máquinas, cerca de dez caminhões serão necessários para retirada de todo material inservível. (Secom Palmas)