Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde de terça-feira, 19, o prefeito  de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) se reuniu em seu gabinete com representantes da companhia francesa de transporte marítimo CMA CGM, Erich Inbiriba e Thales Oliveira, que estavam acompanhados da  internacionalista e técnica da Secretaria da Indústria e Comércio do Tocantins, Milena Fernandes.

 O que  objetivou a ida dos representantes da empresa à Gurupi  foi o de realizar uma prospecção de investimentos e conhecer o potencial de produção do município.

 Participaram da reunião os secretários do município, Pedro Dias  Correia (Desenvolvimento e Meio Ambiente), Gerson Oliveira (Infraestrutura) Moacir Bruzon (Abastecimento e Cooperativismo),além do presidente doSindifarma  - Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins, Domingos Tavares de Souza, o diretor  Sindimáquinas -Sindicato do Comércio Varejista de Máquinas e Equipamentos, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins, Valdir de Sá, o presidente da Acig - Associação Comercial e Industrial de Gurupi, Eremilson Ferreira Leite, o diretor do Campus da Universidade Federal do Tocantins em Gurupi, Eduardo Andrea Lemus, bem como, os  empresários Jaime Xavier e Lúcio Guimarães

 Potencialidades

O prefeito Laurez aproveitou a oportunidade para fazer uma explanação sobre as potencialidades econômicas não só de Gurupi, mas de toda a região sul do estado, lembrando que o município é pólo irradiador de desenvolvimento, tendo influência direta em cerca de 20 municípios.

Laurez falou ainda da localização estratégica de Gurupi  e seus vários aspectos positivos  de atração para novos investimentos da iniciativa privada. “Contamos com o pátio de integração multimodal da Ferrovia Norte-Sul, cuja concorrência nacional para o arrendamento de áreas já foi realizado, o que certamente vai facilitar ainda mais  a questão de logística da empresas” destacou o prefeito, lembrando que a área  fica às margens da ferrovia e será arrendado para empresas interessadas em instalar terminais de carga e descarga. 

 Painel

O Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias Correia apresentou um painel onde foram mostradas as potencialidades de investimentos na região. Dias explicou que a promoção do desenvolvimento regional requer o entendimento da vocação econômica, das especializações produtivas consolidadas e de novas oportunidades econômicas da região que se encontra sob influência de Gurupi. “As perspectivas são muito boas e a administração municipal de Gurupi está preparada para colocar em prática ações que visam o fortalecimento dos elementos essenciais para o desenvolvimento e competitividade regional”, ressaltou.

Cooperfrigu

Após o encontro na prefeitura, os representantes da empresa foram conhecer as instalações do complexo industrial da Cooperfrigu - Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi, que exporta carne bovina para vários países. Na Cooperfrigu, se reuniram  com o    presidente da cooperativa, Oswaldo Stival Júnior, com o diretor de exportação. Júlio Bustamante e pelo presidente da Abrafrigo - Associação Brasileira de Frigoríficos, José João Stival. (Ascom Prefeitura de Gurupi)