Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza um grande mutirão de atendimento à saúde da mulher, nesta próxima quarta-feira, 27, a partir das 8 horas. Todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USF)  e as Policlínicas 108 Sul, 303 Norte e Aureny I estarão envolvidas no atendimento de mulheres de todas as faixas de idade, especialmente, da faixa etária priorizada pelo Ministério da Saúde na prevenção de câncer, isto é, entre 25 e 64 anos. O atendimento acontecerá durante todo o dia.

Além de consultas completas de saúde da mulher e solicitações de exames de rotina, o mutirão priorizará a realização de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e o exame da mama. 

Mamografia

Para as mulheres acima de 50 anos, que fazem parte da faixa etária de rastreamento do câncer de mama, serão fornecidos pedidos de mamografia. Os pedidos de mamografia também serão fornecidos a mulheres mais jovens com nódulos no seios ou histórico familiar de câncer de mama.

Em 2012, Palmas conquistou o maior percentual (64,5%) de mamografias realizadas em mulheres com idade superior a 50 anos da região Norte e a segunda posição no ranking nacional das capitais, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Exames

Segundo o enfermeiro e diretor de Atenção à Saúde de Palmas, Alessandro Pantoja, essa é a oportunidade para que mulheres, que não têm tempo para procurar a Unidade de Saúde, realizem os exames preventivos anuais. 

O secretário da Saúde, Walter Balestra, convida todas as mulheres a procurar a sua Unidade de Saúde de referência para fazer o exames preventivos. Para realizar o exame, a mulher não pode estar no período menstrual e não deve ter tido relação sexual, pelo menos, quatro dias antes do exame.