Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

Projeto de Lei (PL) da deputada Solange Duailibe, (PT), cria Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-parto e Redução da Morte Materna, a ser comemorada anualmente, durante a semana que compreender o dia 28 de maio, Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher. O PL foi apresentado na sessão plenária desta quarta-feira, 6 de março.

De acordo com a deputada, a iniciativa visa diminuir os altos índices de mortalidade materna, melhorar a qualidade de vida das mães, no pós-parto e fomentar ações práticas que resultem em benefícios pra a saúde da mulher.

“Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a depressão pós-parto atinge cerca 60% das mães que ainda não são tratadas e compreendidas adequadamente, o que agrava o quadro que poderia ser de mais fácil resolução”, argumenta a parlamentar.

Ações

Segundo Solange Duailibe, as ações previstas no PL abrangem prevenção e detecção precoce da depressão pós-parto; acompanhamento de mulheres portadoras da doença; realização de debates, seminários,  palestras, cursos de capacitação e qualificação de profissionais da saúde pública, workshops, palestras, distribuição de panfletos educativos.

“O combate à redução da mortalidade materna precisa ser uma questão prioritária para todas as esferas de governo, inclusive para a sociedade civil organizada que atua na área de prevenção, já que o óbito pode ser evitável através de orientação e atendimento adequados”, conclui a deputada Solange. (Assessoria de Imprensa)