Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 8, ao município de Palmas, o Serviço de Contracepção Definitiva por meio de Inserção de Dispositivo Intratubário. Técnica inovadora que possibilita a esterilização de mulheres sem a necessidade de procedimento cirúrgico. A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde está investindo cerca de R$ 10 milhões neste serviço, com compra de equipamentos, recursos humanos e materiais necessários para o procedimento, em contrapartida o município de Palmas cede o espaço físico e equipe multidisciplinar para fazer a seleção das mulheres que tenham interesse no procedimento.

Para a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, este é um importante serviço que irá facilitar e melhorar o atendimento às mulheres da capital e municípios que fazem parte da macrorregião de Palmas. “Hoje temos mais de 500 mulheres à espera de laqueaduras, este novo procedimento vem para dar agilidade a esta fila e facilitar a vida dessas mulheres que não irão precisar se ausentar do serviço ou de outros compromissos, devido o procedimento não necessitar de internação hospitalar,” afirmou.

Opinião compartilhada pela primeira-dama de Palmas, Glô Amastha, que participou da cerimônia representando o prefeito da capital, Carlos Amastha, “o interessante deste procedimento é não precisar de internação e muito menos de anestesia, pois é feito no próprio ambulatório, ficando pouco tempo de repouso”. Glô também ressaltou a importância da parceria com o Estado para o bem estar da população.

Segundo o ginecologista, Pedro Caldas, o procedimento é simples. "O procedimento é muito parecido com uma endoscopia. Em 15 minutos conseguimos implantar duas pequenas molas no útero da mulher com a ajuda de uma câmera, sem cortes ou anestesia. Depois de 30 minutos de repouso ela está liberada", explicou.

Inicialmente o serviço atenderá às mulheres residentes no município de Palmas, que aguardam pela esterilização cirúrgica (laqueadura) e, posteriormente, as mulheres de outros municípios, conforme pactuação de atendimento e referenciamento da Estratégia Saúde da Família.

A Contracepção Definitiva por meio de Inserção de Dispositivo Intratubário trata-se de procedimento ambulatorial, realizado por histeroscopia, não havendo necessidade de anestesia e de utilização de centro cirúrgico.

A inserção do dispositivo intratubário, dura em média de 5 a 10 minutos, com alta da mulher de 30 a 60 minutos após o procedimento. Essa agilidade, bem como a dispensa da anestesia, permite ampliar o acesso das mulheres que aguardam a realização de esterilização, assim como, contribuir para a redução das indicações desnecessárias de cesarianas, muitas vezes atreladas ao procedimento de laqueadura.

Palmas é a terceira cidade do país a implantar este serviço que irá atender no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva de Palmas, situado na 504 Sul, LO 11, Lote 05, Edifício Dona Rute.