Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na semana do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado dia 24 de março, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas intensificam a busca ativa por pessoas com suspeitas da doença. Nas salas de espera das 34 USF da Capital também serão oferecidas orientações sobre a doença e a entrega de material informativo.  

Segundo a responsável pela Área Técnica da Tuberculose, Aldenira Freitas, qualquer pessoa que apresente tosse por mais de três semanas deve estar alerta e se dirigir a sua unidade de referência para solicitar uma avaliação e realizar o exame de escarro, que é gratuito. Os exames para detectar a tuberculose também podem ser feito ao longo de todo o ano nas unidades de saúde, acrescenta. 

Aldenira explica ainda que pessoas do convívio do portador de tuberculose também devem procurar uma unidade de saúde para fazer os exames necessário para saber se está com a doença. São necessárias duas coletas de escarro para um diagnóstico mais preciso. "A primeira coleta pode ser feita a qualquer hora do dia, em casa ou na Unidade de Saúde. Já a segunda precisa ser feita de manhã em jejum", esclarece Aldenira.

Tratamento 

O secretário municipal de Saúde, Walter Balestra, explica ainda que o tratamento é simples e dura seis meses, se seguido à risca. "São apenas comprimidos, tomados diariamente em casa sob supervisão do agente de saúde”. O tratamento não pode ser interrompido antes dos seis meses. “É importante seguir corretamente a prescrição médica para evitar o retorno dos sintomas e a resistência da doença ao medicamentos”, explica.

Quando o paciente não faz o tratamento de forma correta durante seis meses e ocorre resistência aos medicamentos, o tratamento passa a ser feito pelo pneumologista do ambulatório de referência e em vez de seis meses o tratamento passa a ser de 18 meses, acrescenta o secretário.

Em 2012, Palmas recebeu avaliação nota 10 do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS) pela cura de 100% dos novos casos de tuberculose diagnosticados na Capital. O índice avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no País.

Tuberculose  

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e é transmitida pela tosse e espirros. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, fraqueza, emagrecimento, suores noturnos e febre baixa especialmente no fim da tarde, que se não diagnosticada precocemente e tratada corretamente pode deixar sequelas ou levar à morte.

Casos confirmados - Tuberculose em Palmas


Casos

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Total

37

34

34

38

41

27

*5

*Dados atualizados em 11 de março de 2013

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)