Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Os representantes da empresa aérea Azul estiveram reunidos com o secretário da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, nesta quarta-feira, 20, em busca dos benefícios do programa Prologística, que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento do Estado mediante o estímulo às atividades de transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias. 

A Azul deseja obter os incentivos deste programa, que estimula a empresa aérea interessada, assim como operadora de logística, que precisa operar em centros logísticos ou distritos empresariais, com atividades de transporte de carga, agenciamento e armazenamento de mercadoria, própria ou de terceiro, destinada à distribuição.  

Os executivos adiantaram que estão realizando estudos de viabilidade econômica para expandir as operações da empresa no Estado. “Este programa, Prologística, nos interessa muito e a empresa Azul busca esta parceria com o Governo do Estado”, disse o gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras.

O secretário Paulo Massuia durante a reunião apresentou os programas de incentivo do Governo e destacou a posição privilegiada do Tocantins no cenário nacional. “Temos uma excelente localização geográfica, além de programas que incentivam as empresas se instalarem aqui. O Tocantins é hoje um Estado com ótimas oportunidades para receber as empresas que desejam expandir seus negócios”, destacou Massuia para os executivos.

Empresa Azul

Com mais de três anos desde sua criação, aAzule a Tripassinaram acordo de associação que, se aprovado, será a terceira empresa da aviação brasileiraase consolidar no mercado brasileiro. Juntas, Azul e Trip somam121 aeronaves, 840 voos diários, 100 destinos atendidos e aproximadamente15% do mercado doméstico.
Hoje, com quase 10% de participação, consolida-se como a terceira maior companhia aérea do País. A empresa atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices do setor de aviação brasileira. A malha aérea construída em aproximadamente 3 anos, sendo a frota estratégica composta de 69 E-Jets e 47 ATRs, totalizando 116 aeronaves.

Prologística  

Os incentivos fiscais do Prologística são concedidos pelo período de até dez anos, e compreendem, em referência ao ICMS: crédito presumido de 75%, nas prestações interna e interestadual, para a empresa operadora de logística e a de transporte aéreo de carga, aplicado sobre o saldo devedor do ICMS decorrente das prestações realizadas e condicionado ao recolhimento do imposto devido; a redução da base de cálculo, de forma que resulte em carga tributária efetiva de 3%, nas saídas internas de combustível de aviação destinado aos vôos regulares saindo de aeroporto do Tocantins para outro nas Regiões Norte e Nordeste, desde que a abastecedora conceda o desconto equivalente ao imposto dispensado e indique o valor descontado no respectivo documento fiscal. (Ascom SIC)