Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

No Ano de 2011, Palmas foi apontada pelo público masculino, em uma pesquisa nacional, como a 2ª capital brasileira no ato de beber e dirigir. Diante disso, no dia 22 de fevereiro de 2013, foi implementada a operação “Lei Seca Eu Apoio”, pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Guarda Metropolitana, agentes de fiscalização de Trânsito e Transportes e Projeto vida no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar, o DETRAN e a Polícia Civil e a Polícia Comunitária.

 

O projeto tem como foco principal a abordagem de condutores de veículos sob efeito de bebida alcoólica com a aplicação da resolução 432 do CONTRAN, com o objetivo de manter o sucesso alcançado durante o carnaval 2013, quando segundo os órgãos competentes não foram registrados nenhuma ocorrência de acidentes de trânsito durante os quatro dias de festas. Isso se deve ao trabalho preventivo realizados pelo esforço conjunto dos órgãos de segurança.

 

A aplicação da “Lei Seca Eu Apoio”, ocorreu semanalmente  nas noites de quinta-feira a domingo e, extraordinariamente, em outros dias da semana, quando aconteceram  shows ou eventos de grande porte na Capital. Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Cel. José Ribamar, a prefeitura já obteve resultados positivos. “Já estamos na quinta semana da operação e os resultados são os mais animadores possíveis”, enfatizou.

 

Blitze em números

3.652 veículos foram abordados, 85 foram retidos, 43 foram removidos, 16 foram apreendidos, 204autos de infração foram emitidos, 961 testes de bafômetros foram realizados, 11 condutores foram autuados na delegacia, 11 CNH foram recolhidas e  11 condutores recusaram-se a soprar o bafômetros.

 

Evolução dos Acidentes

Analisando o período que vai de 22 de fevereiro a 11 de marco de 2013, levando em consideração o mesmo período do ano passado, em 2012 foram registrados no Sistema Integrado de Operações Policiais - SIOP 256 acidentes de trânsito, destes 108 com vítimas, sendo que  03 delas com morte. Já em 2013 foram registrados no SIOP 195 acidentes de trânsito, destes 82 com vítimas e apenas uma morte. 

 

Ou seja, no período de 22 de fevereiro a 11 de março de 2013, em relação a igual período do ano anterior, houve uma redução na quantidade total de acidentes de 23,82%  e de 24,07% em relação aos acidentes com vítimas. E também, em relação a igual período do ano anterior, uma redução na quantidade de acidentes com vítimas no período diurno de 8,33%  e de 43,75% em relação aos acidentes com vítimas no período noturno.

 

Os resultados positivos se devem, segundo o secretário, ao trabalho desenvolvido, principalmente pela intensificação das blitze nos finais de semanas e dias de grandes eventos. “Nós intensificamos as blitze com o foco principal nos motoristas que dirigem alcoolizados”, disse o secretário. Ele ainda assegura que durante o período pôde-se observar uma redução de 66% nos casos de óbito em 2013 em relação a 2012, assim como, na redução em todos os outros dados apresentados. (Secom)