Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Encontrar um novo modelo de gestão, mais adequado, principalmente, às necessidades das pequenas cidades, esse foi o intuito da reunião realizada na tarde desta terça-feira, 26, no gabinete do prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, onde foram discutidos com autoridades municipais e militares, a implantação do sistema de municipalização do trânsito na cidade.

 Durante a reunião o corpo técnico do Detran-TO apresentou as demandas que devem ser priorizadas para implantação no município. Bem como os benefícios que o novo sistema trará para o trânsito e a segurança de pedestres e motoristas.

Na oportunidade a arquiteta do Detran, Aurenice Botelho, falou da tendência de municípios de pequeno porte estarem adotando esta medida como forma de minimizar os acidentes e controlar o trafego na cidade.

Ainda de acordo com a arquiteta, o município pode fazer parcerias tanto com a Polícia Militar, quanto com o Detran para auxiliar na fiscalização e controle do trafego.

“Hoje muitos municípios não tem condições de realizar um concurso público para agentes de trânsito, com isso parcerias podem ser feitas, tanto com a Polícia Militar que disponibiliza o efeito para esse trabalho, quanto com o Detran, que ajuda na hora da implantação da sinalização e ações de educação no trânsito”, afirmou.

Uma das medidas levantadas na reunião foi a implantação da municipalização do trânsito em parceria com as cidades de Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, através do consorcio intermunicipal.

De acordo com o prefeito, Jairo Mariano, que também é presidente do Consórcio Delta Tocantins, a adoção da municipalização do trânsito nas três cidades, minimizaria os custos, e facilitaria a fiscalização e implantação do sistema.

O prefeito lembrou ainda das constantes ocorrências que acontecem na cidade por conta da falta de sinalização. “Nosso objetivo é implantar o quanto antes esta medida em nossa cidade. Com isso temos convicção de que daremos um grande passo para termos um trânsito mais seguro e com menor incidência de acidentes”, enfatizou.

Presente na reunião a juíza de direito de Pedro Afonso, Luciana Aglantzakis, destacou o avanço que a implantação do sistema trará para a cidade. “A cidade tem crescido bastante e consequentemente a circulação de veículos tem aumentado, havendo necessidade de organização e regulamentação do setor de trânsito para maior segurança de todos”, destacou.

Participação

A nova modalidade foi debatida com representantes dos municípios de Pedro Afonso e Bom Jesus. Também estiveram presentes na reunião a Juíza de Direito, Luciana Aglantzakis, o comandante do Polícia Militar de Pedro Afonso, Major Miranda, o presidente da Câmara de vereadores, Coelho (DEM), vereadores e secretários municipais.  

Ocorrências

De acordo com dados da Polícia Militar de Pedro Afonso, somente no ano passado foram registrados, 159 acidentes com vítimas, sendo que destes, cinco acabaram morrendo. Já os acidentes sem vítima, somam 151.

Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, nota-se um crescimento considerável no número de mortes no trânsito. Já os acidentes com e sem vítimas, tiveram uma pequena redução.

Nos três primeiros meses de 2013, foram registrados 26 acidentes com vítimas, resultando em três mortes no trânsito e 15 acidentes sem vítimas.

De acordo com a PM, só no começo de 2012, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram registrados 33 acidentes com vítimas, dois acabaram morrendo e 37 acidentes sem vitimas. (Assessoria de Imprensa)