Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Joel Borges (PMDB) em sua fala, durante sessão ordinária nesta quinta-feira, 04, disse que o Rodoshoping deverá passar por uma ampla e grande reforma, o que irá transformar o comércio naquele local. “O projeto está sendo estudado pela administração municipal, que buscará potencializar o local de alguma forma, pois com a retirada da circulação de ônibus houve perdas para o empresariado”, disse ele, pouco antes de entrar na discussão sobre os quiosques de Palmas, que em sua opinião teve o debate sobre o assunto antecipado, uma vez que o projeto ainda não deu entrada na Câmara de Palmas.

Joel Borges contou que esteve reunido na quarta-feira, 03, com secretários da administração municipal e que os mesmos entendem que deve haver uma discussão em torno do assunto. “Deverá haver um debate amplo em torno da pauta para que haja um ponto em comum em benefício de todos”, disse, destacando que está tranqüilo e que nenhum empresário que trabalhe de forma séria será prejudicado.

Joel Borges lembrou aos colegas parlamentares foram feitos apenas levantamentos pelo município, que deverá enviar projeto de lei para a casa para que sejam discutidos e assim chegar a um ponto comum. “Portanto peço aos colegas que esperem para que possamos aprofundar o assunto, pois e inclusive a Associação dos Quiosqueiros enviou sugestões, ou seja, estamos apenas no início da discussão”.

 Ambulantes

O vereador também disse que em relação a retirada dos ambulantes, deve haver bom senso, sem  esquecer o ponto da legalidade e organização. “Quando fui secretário de Desenvolvimento Econômico discutia com os ambulantes, donos de quiosques, dentre outros, uma forma de os mesmos saírem da ilegalidade e uma delas seria que os mesmos dessem uma contrapartida social”, explicou Joel.

Ele deu como exemplo que eles poderiam colocar  em seus locais de trabalho propaganda de pontos turísticos da Capital, assim como fazem de refrigerantes e outras bebidas.  

O vereador revelou ainda que enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico instituiu, juntamente com o Sebrae, o   Microempreendedor Individual (MEI) para que eles pudessem sair da ilegalidade.

Para Joel Borges é necessário que haja cuidado e bom senso na ocupação destes espaços pelos ambulantes, uma vez que Palmas caminha para ser uma cidade turística de grande potencial. “E não podemos ter uma cidade desorganizada, que não atraia turistas”.

Requerimento

Na oportunidade, o vereador pediu ao presidente Major Negreiros que agilizasse a votação do requerimento de sua autoria de criação de uma comissão Parlamentar Temporária de Acompanhamento dos Trabalhos dos Órgãos de Segurança Pública na Jurisdição da Capital, uma vez que segundo ele está havendo um grande número de variados crimes em Palmas e que a mesma é muita nova e pequena para comportar coisas dessa natureza.

E a comissão poderá proporcionar ao parlamento condição de criar uma agenda de trabalho conjunto para coibir o crime, mediante ideias novas, que, certamente, surgiriam no transcurso dos trabalhos.

Para ele, por mais que a Policia Militar tenha feito o seu trabalho, a população está preocupada e a comissão possibilitaria discutir assunto de forma mais ampla, garantido assim outras formas de garantir a segurança da população.

Dia do Jornalista

Joel Borges aproveitou para parabenizar os jornalistas presentes na casa pelo seu dia, que será comemorado no domingo, 7. “A imprensa tem um papel muito importante em nossa sociedade, sempre levando a notícia séria e compromissada com o leitor”.