Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Diferente do que a Secretaria Estadual da Saúde havia anunciado, o pagamento das gratificações para os profissionais da Urgência e Emergência (GUEM), da Unidade de Terapia Intensiva (GUTI) e também da Neonatal (GNEO), vai ser adiado mais uma vez. Previsto para acontecer dentro da folha do mês, depois para a próxima quarta-feira, 10, a nova data foi anunciada para a próxima quinta, 11. O motivo seria o mesmo da justificativa anterior. Uma falha no sistema responsável pela geração da folha de pagamento.

Segundo o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, “a desculpa já havia sido apresentada na segunda-feira da semana passada”, durante uma reunião entre representantes da Sesau e do Sindicato. A expectativa agora é que o pagamento da folha suplementar se mantenha na nova data anunciada.

“Pode parecer pouco, um dia apenas, mas o problema é a falta de respeito com o funcionário, com o trabalhador, que desde o pagamento anterior aguardava a chegada desse dinheiro”, declara o presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz, acrescentando que o repasse dessas gratificações está previsto em lei.

“Os profissionais estão desacreditando que este pagamento saia ainda este mês, estamos na iminência de uma grande manifestação proposta pelas categorias que não aguentam mais tanto adiamento de um direito que foi debatido exaustivamente junto a equipe de governo”, aponta.

A legislação aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no fim do ano passado, determinou os valores, segundo a função exercida. No caso de auxiliares e técnicos em enfermagem, R$ 400 e R$ 625 para os enfermeiros.

Apesar do repasse em atraso, apenas os meses de fevereiro e março de 2012 serão feito.

“Depois que esse primeiro pagamento acontecer vamos exigir da Sesau que seja divulgado um calendário de pagamentos de forma clara, da inclusão do pagamento do retroativo. Queremos saber quando todos os atrasados serão quitados, até que se chegue na data atual”, complementa o presidente.