Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nesta próxima quarta-feira, 10, terá início a oficina do projeto Corredor Ecológico do Jalapão para o fortalecimento da gestão ambiental do município de Rio da Conceição, onde estarão reunidos os atores, gestores, conselheiros ambientais e representantes da comunidade. Serão dois dias de atividades, que irá acontecer no Centro Comunitário da cidade, sendo o primeiro dia das 14h às 17h e no segundo dia de 8h às 12h.

Em seguida, nos dias 12 e 13 de abril, será a vez do município de Mateiros receber a oficina, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), sendo no primeiro dia de 8h30 as 17h e no segundo dia de 8h30 as 12h.

A oficina será ministrada por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica). Durante o treinamento os participantes vão aprender técnicas que irão contribuir para a elaboração do Plano de Ação Ambiental 2013.

Capacitados

No início deste mês, equipes dos municípios de Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, receberam o treinamento dessa oficina. Na ocasião, além de ampliarem suas competências gerenciais voltadas para o planejamento na gestão pública do meio ambiente, também tiveram a oportunidade de desenvolver técnicas de estímulo à reflexão e tomada de decisão, sobre a execução de ações ambientais necessárias e prioritárias à realidade de sua região.

Perspectiva

De acordo com a equipe organizadora da oficina, essa oficina tem a perspectiva de colaborar também com o fortalecimento dos Conselhos e Secretarias de Meio Ambiente municipais, para que possam atuar de forma autônoma, crítica e inovadora, ampliando o envolvimento da sociedade na gestão do Corredor do Jalapão.

Projeto

Atualmente, os avanços do projeto Corredor Ecológico do Jalapão no Tocantins são resultados da cooperação técnica firmada entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica). (Ascom Semades)