Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma comitiva com cerca de 90 profissionais da enfermagem, divididos em dois ônibus, partiu no fim da tarde desta última segunda-feira, 9, com destino a Brasília. O grupo, que representa o Estado, participará nesta terça, 9, do “Fórum 30 Horas Já!”, dentro do “Mobiliza Enfermagem!”. Entidades que compõe o Fórum – CNTS, FNE, ABEn, Cofen, ANATEn – pretendem reunir 20 mil profissionais em marcha pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

O objetivo da marcha é mostrar a força da categoria, para que o PL 2.295 seja votado ainda no primeiro semestre deste ano, além da defesa de outras propostas de interesse dos trabalhadores da saúde como um todo.

“O Tocantins não poderia ficar de fora dessas discussões. A caravana demonstra a força e a participação de profissionais da enfermagem tocantinense”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, Ismael Sabino da Luz, acrescentando que no decorrer do ano, outras atividades serão realizadas com a finalidade de discutir sobre a formação em enfermagem, as novas profissões e a interface com o fazer da enfermagem e a inserção da enfermagem na residência multiprofissional.

Também serão temas frequentes nas mobilizações do Fórum a Educação permanente e à distância, acesso e qualidade da assistência de enfermagem no SUS, condições de trabalho – mercado e precarização.

Em paralelo às atividades, membros da coordenação do Fórum permanecem em constante debate com os prestadores de serviços dos setores privado e filantrópico acerca do impacto financeiro com a finalidade de discutir encaminhamentos e definir estratégias com vistas a buscar um consenso que garanta a aprovação do PL 2.295 na Câmara e a respectiva sanção presidencial. (com informações CNTS/Cofen)