Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil – SINDUSCON assinou na manhã desta sexta-feira, 12, acordo com a Prefeitura Municipal de Palmas no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, para melhoria da qualidade e aumento da produtividade na execução de serviços e obras da construção civil no município.

O presidente do Sinduscon, Paulo Tavares, assinou o acordo juntamente com o prefeito Carlos Amastha e representantes de entidades apoiadoras, como a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, no ato representado pelo chefe de gabinete do Sistema Fieto, José Roberto Fernandes.  

Em Palmas, o programa visa organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva, por meio de um conjunto de ações como a qualificação de construtoras e de projetistas, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, aprovação técnica de tecnologias inovadoras, e comunicação e troca de informações. 

O presidente Paulo Tavares destacou a importância do acordo para a capital. “Com a implantação do PBQP-H no município, a população de Palmas só tem a ganhar, uma vez que esse programa acompanha a qualidade das empresas no desenvolvimento das obras que serão de agora em diante construídos aqui no município”.   

O chefe de gabinete do Sistema Fieto, José Roberto Fernandes, falou sobre o apoio da federação na execução do projeto. “A Federação tem todo interesse nisso, por ter o Sinduscon como um sindicato patronal e por isso tem por missão institucional apoiar essas medidas como todos outros benefícios”.   

Além do acordo, também foram assinados atos administrativos para início e reforma de obras, e autorização de serviços na Capital. Segundo o prefeito Carlos Amastha, todo esse processo visa à qualidade de vida da população, além de contemplar ações para melhoria do planejamento urbano de Palmas.  

PBQP

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade foi criado em 1991, com a finalidade de difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção que estão revolucionando a economia mundial, indispensáveis à modernização e competitividade das empresas brasileiras. Reformulado, a partir de 1996, para ganhar mais agilidade e abrangência setorial, o Programa vem procurando descentralizar suas ações e ampliar o número de parcerias, sobretudo com o setor privado. Para fortalecer essa nova diretriz no âmbito do setor público, e envolver também os Ministérios setoriais nessa cruzada, o Governo delegou a Presidência do Programa à Casa Civil mantendo as tarefas de Secretaria Executiva com o MDIC, que hoje assume na integralidade a condução do PBQP. (UCI Fieto)