Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Mandioca e Fruticultura da Bahia, realizou uma visita institucional à Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, na manhã desta segunda-feira, dia 15. Na ocasião, o chefe da Embrapa de Cruz das Almas (BA), Aristóteles Pires de Matos, apresentou ao secretário executivo da Pasta, Ruiter Pádua, o novo grupo de técnicos que atuarão no programa do PIF- Produção Integrada de Frutas, especificamente na cultura do abacaxi.  

Pires destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, por meio da Seagro, para a implantação e o desenvolvimento do Programa. “O apoio da Secretaria foi fundamental para chegarmos onde estamos com o PIF, que estimulou também o trabalho com a banana”, comemora Aristóteles.  

O secretário executivo falou que a área plantada de abacaxi era maior, mas que em função das doenças e da falta de assistência técnica, foi reduzida. “Nós percebemos que o produtor está mais consciente de que sem tecnologia não tem como produzir e com este trabalho da Embrapa temos certeza que vamos conseguir aumentar nossa produção e reduzir as doenças”, confia.

Os pesquisadores também fizeram vários questionamentos a respeito da cultura do abacaxi no Estado, como área plantada, manejo, assistência técnica, doenças e comercialização. Também falaram sobre as experiências na Bahia.  

O assessor executivo da Diretoria de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, ao responder os questionamentos, informou que o Tocantins, mesmo tendo reduzido sua produção, ainda foi o segundo maior fornecedor de abacaxi para a Ceagesp - Central de Abastecimento de São Paulo, em 2012. 

Educação

Durante o encontro, os pesquisadores também falaram sobre a implantação do Programa Casa Familiar Rural, em Tancredo Neves (BA), que consiste na formação educacional de jovens, filhos de pequenos produtores. Dentro do formato do projeto, numa semana os jovens frequentam a escola e as duas semanas seguintes vão para a casa de seus familiares, onde desenvolvem atividades agrárias. A instituição de ensino funciona da zona rural e conta com o ensino médio completo. Toda a produção das famílias é vendida para a cooperativa, que foi criada pelos próprios produtores.  

Padua apoiou e achou o projeto fundamental para o desenvolvimento educacional dos jovens do campo, considerando que é uma forma de manter os filhos dos produtores na atividade rural. Ele disse que agendará uma visita para conhecer in loco o programa, que foi reconhecido pela Secretaria da Educação daquele Estado.

Programação:

Os pesquisadores vieram ao Tocantins acompanhar o desenvolvimento do PIF- Produção Integrada de Frutas, que estimula a produção integrada com práticas de manejo sustentável e fazer o reconhecimento de áreas com potencial para a produção de abacaxi, no sistema de cultivo integrado. Pela manhã, eles visitaram propriedades das cidades de Barrolândia. A tarde, visitarão propriedades no município de Miracema e Rio dos Bois. 

Até sexta-feira, dia 19, o grupo visitará áreas nos municípios de Guaraí, Pau D’Arco, Aparecida do Rio Negro e Porto Nacional. A programação será encerrada, com a participação no Dia de Campo da Cultura do Abacaxi, que será realizado no Projeto de Irrigação São João, pela Seagro. (Ascom Seagro)