Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Todas as quintas-feiras os moradores do bairro Aureny I e quem estiver de passagem pelo local poderão exercer a solidariedade doando sangue na unidade móvel do Hemocentro, instalada na feira coberta do bairro. O horário de atendimento é das 8 às 17h.

A artesã Maria Bonfim Moreira de Souza conta que é doara há quatro anos e considera a instalação da unidade móvel uma grande vantagem para quem quer ser doador e não tem condições de locomover até a sede do Hemocentro. “Doar sangue é importante pois além de você ajudar a salvar vidas, vai ter um hora que você vai precisar de sangue.  É muito importante essas unidades estarem percorrendo  a comunidade porque assim facilita mais pra nós doadores”, define.

Reforço no estoque

Conforme a gerente do setor de captação de doares do Hemocentro, Dennis Gomes, a ampliação dos atendimentos das unidades móveis do Hemocentro foi motivada  pelo aumento da demanda por bolsas de sangue e a iniciativa visa ampliar o número de doadores. Dennis explica que além do Aureny I, a unidade móvel atende todas as terças-feiras no município de Paraíso do Tocantins.

O captador de doadores do Hemocentro, Danilo Machado, acrescenta que a unidade pode ampliar seus pontos de atendimento, conforme as solicitações de universidades, igrejas e demais espaços públicos. Danilo explica que antes de atender esses pedidos é feita uma análise da possibilidade de instalação da unidade, “já que é preciso uma infraestrutura mínima, como espaço coberto, instalações elétricas e outros”, diz. 

 A unidade de coleta do HGPP coleta em média 250 bolsas mensalmente. Com a ampliação da rede de captação a expectativa é duplicar o número de bolsas.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso estar munido de carteira de identidade ou qualquer outro documento com foto. Só será aceito cópia se autenticada em cartório.

Critérios Básicos para doação de sangue:

Homem ou mulher que apresentem as seguintes condições:

·           Estar bem de saúde;

·           Estar alimentado;

·           Peso igual ou superior a 50kg;

·           Idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);

·           Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;

·           Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;

·           Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”

·           Não ser portador de epilepsia;

·           Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;

·           Não ter diabetes;

Obs: Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.