Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com abordagens sobre os aspectos da imagem, interatividade, cultura e as novas mídias, será lançado, no dia 11 de maio, às 20 horas, na Livraria Nobel, no Palmas Shopping, o livro Cultura e Comunicação Visual, organizado pelas pesquisadoras em Comunicação Social Profª MSc. Valdirene Cássia da Silva, Profª MSc. Irenides Teixeira, do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, em parceria com o pesquisador da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Prof. Pós-Doutor Edvaldo Souza Couto (orientador das referidas pesquisadoras no processo de doutoramento).

Publicado pela Editora da ULBRA, o livro Cultura e Comunicação Visual contou com o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas e da Universidade Federal da Bahia na viabilização do projeto. A apresentação do livro é assinada pelo Reitor da Universidade Luterana do Brasil, Prof. Dr. Marcos Fernando Ziemer. De acordo com o Prof. MSc. em Ciências da Computação, Fabiano Fagundes, os textos trazem “relações mais próximas com conceitos como o de hibridentidade, que nos remetem à observação da juventude e webjornalismo e a convergência midiática, que nos fazem entender a imortalidade oferecida pelos registros fotográficos”.

As temáticas tiveram origem nas discussões levantadas no grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, na FACED/UFBA, e no grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA. Os organizadores do livro encarregaram-se de coordenar as ideias de cerca de 20 pesquisadores, nacionais e internacionais, inclusive eles próprios, em 13 artigos que trazem várias abordagens sobre o universo da cultura e da comunicação visual.

No livro, a compreensão do que é cultura e de como se constroem as suas representações surge em três momentos. Desta forma, os artigos foram agrupados para propor ao leitor a reflexão a partir de enfoques específicos. Sobre juventudes - Juventudes e Cultura: construções e possibilidades; Imagens fotográficas, arquitetônicas e histórias em quadrinhos são discutidas em Narrativas Visuais e suas representações; No último momento, Olhares sobre a mídia em suas múltiplas dimensões, misturam-se fragmentos da história da televisão no Tocantins, a telenovela e suas relações com a cibercultura, o catolicismo espetacular e midiático, a convergência das mídias no webjornalismo e a projeção de identidade corporativa de um clube de futebol.

Sobre os organizadores

Pós-Doutor em Educação. Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Publicou os seguintes livros: Transexualidade: o corpo em mutação; (GGB, 1999); O homem-satélite. Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica (UNIJUI, 2000) e Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano (EDUFBA, 2012). É co-organizador dos livros: Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais (EDUFRGS, 2007 e 2009) e Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade (Quarteto, 2008) e A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais (EDUFBA, 2010 e 2012); Triunfos do corpo: polêmicas contemporâneas (Vozes, 2012) e Cultura e comunicação visual (Editora da ULBRA, 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt (Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologia; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias; cibercultura e novas educações, software livre, leitura e escrita na era digital, currículo e formação de professores; redes sociais na internet. Com bolsa do CNPQ desenvolveu a pesquisa Cibercultura e novas educações: leitura e escrita digitais na formação docente e desenvolve atualmente a pesquisa Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais.

Valdirene Cássia da Silva

Graduada em Comunicação Social. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação. Pesquisadora na área de Comunicação Social, com ênfase em tecnologias da informação e da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia e cultura. Vinculada ao grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, da FACED/UFBA e do grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA. Professora no CEULP/ULBRA, no curso de Comunicação Social.

Irenides Teixeira

Graduada em Comunicação Social, Psicologia e Processamento de Dados. Mestre em Comunicação e Mercado. Doutoranda em Educação. Professora nos Cursos de Comunicação Social e Psicologia, do CEULP/ULBRA. Pesquisadora na área de Comunicação Social, com ênfase em fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e estética fotográfica, semiótica da imagem e mídia impressa. Vinculada ao grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, da FACED/UFBA e do grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA.