Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Luciano Ribeiro

Após a visita da Folia do Divino Espírito Santo da cidade de Natividade, que ocorreu na tarde de ontem, o governador Siqueira Campos recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, os foliões do município de Monte do Carmo. Na ocasião, o governador e a primeira-dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos receberam as bênçãos da Folia Baixa de Monte do Carmo e conduziram o grupo até o gabinete.

Presente na visita, o imperador da Folia, Pedro de Oliveira, destacou que o encontro com o governador é um evento tradicional do grupo. “Todos os anos a Folia do Divino de Monte do Carmo vem ao Palácio para visitar o governador”, frisou. Ao todo, cerca de 20 foliões participaram da visita ao Palácio Araguaia.

Tradicionalmente, o encontro das folias é realizado no primeiro sábado, passados 30 dias do domingo de páscoa. Para o prefeito de Monte do Carmo, Giovane Amaral, que também esteve na visita, é importante que sejam mantidas as tradições culturais religiosas. “A Folia é cultura de muitos anos em nosso município e passa de pai para filho, representando a continuidade. Como gestor público, nossa função é dar apoio para que as tradições sejam mantidas”, disse.

Conforme o imperador da Folia, os festejam remetem à data de criação do próprio município. “Não existe uma data específica da criação da Folia do Divino, mas acredita-se que ela surgiu junto com a criação de Monte do Carmo, em 1741”, explicou.

Ao receber os foliões, o governador Siqueira Campos falou da importância cultural de um dos municípios mais antigos do Tocantins. “Sejam todos bem vindos. Vocês pertencem, integram, vivem em um dos municípios mais importantes do Estado. Terra de um dos mais importantes quadros de nossa vida pioneira”. (ATN)