Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O tradicional Encontro das Folias – celebrado no município de Almas, a 276 km de Palmas – foi realizado durante esta quinta-feira (09/05), feriado municipal, no pátio da Paróquia São Miguel Arcanjo e Almas. Exaltado a séculos, o evento religioso reuniu centenas de fiéis, emocionados com as performances das quatro folias que integram as comemorações dos festejos do Divino Espírito Santo.

Após o domingo de Páscoa, dezenas de pessoas se mobilizam para a formação das folias que percorrem durante 40 dias, propriedade rurais e cidades circunvizinhas. Os grupos são intitulados de: Folia de Baixo, Folia de Cima, Folia dos Gerais e Folia do Rosário, que com suas apresentações levam palavras de fé, alegria e conforto aos visitados. Após a peregrinação, as folias se encontram para celebrar o louvor ao Divino Espírito Santo.

“Deixando um pouco de lado a parte cultural e tradicional, esse evento tem também um caráter divino. Três dessas bandeiras representam para esse fiéis o próprio Espírito Santo, além da Folia do Rosário, que representa nossa Senhora do Rosário”, explica o padre João Cláudio, ao ressaltar que a solenidade religiosa se arrasta desde 1715 na cidade histórica de Almas, como forma de levar a palavra do divino as comunidades que não possuíam igrejas.

Participação

O prefeito de Almas e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Leonardo Sette Cintra (PSDB), participou do evento religioso. “Participo não como prefeito, mas como fiel e devoto do Divino Espírito Santo. Sempre renovo minhas forcas e fé para o trabalho do dia a dia”, disse.

Durante toda a tarde, as folias realizaram suas performances e, em seguida, deram continuidade até a noite na cada dos anfitriões da festa. 

 Personagens

No decorrer de toda a mobilização para a promoção da Festa do Divino Espírito Santo foram escolhidos representantes para as folias. Neste ano, o casal João Abílio e Mariana foram coroados rei e rainha da Folia do Rosário. Já o casal Juruna e Marineide foram condecorados com o título de imperador e imperatriz dos festejos do Divino Espírito Santo. Ambos casais receberam as folias em casa e serviram jantar para os foliões.