Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

As atenções da odontologia brasileira, que tem mais de 249 mil cirurgiões-dentistas atuando em todo o território nacional, estão voltadas para a capital tocantinense, onde atua o presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz Fernando Varrone, empossado oficialmente na noite de ontem, quinta-feira, 25, em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, sede do governo estadual. Na ocasião, a diretoria da entidade, liderada por Varrone e composta por cirurgiões-dentistas de todas as regiões do País, foi saudada por representantes de entidades odontológicas nacionais e do poder público local. 

Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Saúde de Palmas, Walter Balestra, representando o prefeito Carlos Franco Amastha, e o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Diogo Morilhas Rodrigues. “É entre os representantes da nossa odontologia e dos gestores públicos da saúde que reforçamos nosso compromisso de trabalhar pela valorização do cirurgião-dentista brasileiro e pela melhoria da saúde bucal da população”, declarou Varrone. Para Morilhas, a nova gestão da ABO, iniciada em janeiro, já é uma importante parceira. “Temos um histórico de cooperação mútua com a ABO, fortalecido nos últimos anos, e acreditamos que a jovem diretoria que agora toma posse tem muito a contribuir nesse sentido, pois traz a experiência de sua atuação profissional e classista, como liderança local, aliada a novas ideias, com vontade de trabalhar ainda mais pela odontologia”, comemorou. 

O secretário Walter Balestra se mostrou ansioso pelo potencial de cooperação da ABO com a gestão pública da saúde. “Nossa expectativa é grande, do tamanho dos desafios que temos pela frente para levar cada vez mais saúde à população. Contamos com o apoio do presidente Varrone, que conhece de perto a realidade da saúde bucal e, agora, como liderança da odontologia nacional, será um parceiro ainda mais engajado. O caminho é de muito diálogo e cooperação”. 

Também participaram da solenidade o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto, o secretário da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ernani Bezerra da Silva, o vice-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Luciano Elói Santos, além de representantes de seções e regionais da ABO e de outras entidades odontológicas. Na ocasião, foram empossados o Conselho Executivo Nacional (CEN) e o Conselho Fiscal Nacional (CFN).

Perfil

Natural de Paraguaçu Paulista (SP), Luiz Fernando Varrone graduou-se na Universidade de Marília (Unimar), especializou-se em Endodontia pela UniABO e tem mestrado na área pela Universidade de Taubaté (Unitau). Construiu sua carreira odontológica em Palmas (TO), onde ocupou o cargo de presidente da Seção ABO/TO, foi vice-presidente da ABO Nacional na Região Norte e ocupou também a presidência do Conselho Deliberativo Nacional da entidade, atual Assembleia Geral.

Confira, abaixo, os integrantes da Diretoria da ABO Nacional no triênio 2013-2015.

Conselho Executivo Nacional (CEN)

Presidente – Luiz Fernando Varrone (ABO/TO)

Vice-presidente – Jander Ruela Pereira (ABO/MT)

Secretário-geral – Carlos Augusto Jayme Machado (ABO/MG)

1º Secretário – Lina Eda Martinelli Santayana de Lima (ABO/RS)

Tesoureiro-geral – Tiago Gusmão Muritiba (ABO/AL)

1º Tesoureiro – Sérgio Bastos Abraham (ABO/SC)

Conselho Fiscal Nacional (CFN)

Conselheiro efetivo – José Silvestre (ABO/SP)

Conselheiro efetivo – Lucila Janeth Esteves Pereira (ABO/PA)

Conselheiro efetivo – Antonio Carlos Politano (ABO/RO)

Conselheiro suplente – Paulo Cezar Rodrigues Ogeda (ABO/MS)

Conselheiro suplente – Alberto Tadeu do Nascimento Borges (ABO/AM)

Conselheiro suplente – Galbania Policarpo de Sá (ABO/RR)