Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Membro da comissão do Parlamento Jovem Brasileiro, a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) convida os estudantes tocantinenses do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, para se inscrever no programa até o dia 14 de junho. “O Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal”, disse.

A edição de 10 anos do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro, na Câmara dos Deputados, e vai reunir 78 participantes representando todos os estados.

Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente no estado ou no município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro, no endereço http://facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.

Mais informações podem ser obtidas na página do Parlamento Jovem 2013. (Com informações da Agência Câmara)