Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O atual presidente do PSDB no Estado do Tocantins, o empresário Ernane Siqueira e o deputado estadual Freire Júnior, informaram na manhã desta sexta-feira, 03, ao Conexão Tocantins, que vão disputar o comando do partido do PSDB no Estado. O novo presidente eleito comandará a sigla por dois anos

As eleições para a escolha do novo presidente estava prevista para acontecer no mês passado, em Abril. Segundo Ernane, na próxima segunda-feira, 06, o PSDB Tocantins irá se reunir com uma comitiva formada por membros da executiva nacional para decidirem uma possível data para acontecer às eleições ou a prorrogação do pleito.

“Já protocolamos na executiva nacional um pedido, e a reunião será na segunda-feira que vem. A partir disso, a executiva vai decidir os rumos das eleições aqui no Estado”, disse.

Ernane ainda disse que o partido terá candidatura própria em 2014. Caso permaneça no cargo, o presidente afirmou que existe a necessidade de manter todas as alianças partidárias do atual governo. Ele considera natural a possibilidade do governador Siqueira Campos tentar a reeleição. O nome mais cotado no partido para concorrer o pleito do próximo ano é do secretário Eduardo Siqueira. Ainda para Ernane, isso será decido em reuniões com os membros do partido no Estado e que todas as possibilidades serão cogitadas.

“Estamos organizando o partido no Estado e depois vamos fazer o trabalho para ouvir novos membros e filiados para ver quem possa ser candidatos. Vamos trabalhar para que o PSBD seja um partido vitorioso em 2014”, declarou Ernane.

Críticas

Nos últimos meses, o deputado Freire Júnior tem tido uma postura crítica com relação à gestão do governo de Siqueira Campos. O tucano fez declarações polêmicas sobre o governo e a administração. O deputado chegou a dizer inclusive que o governo está “emocionalmente desequilibrado”. 

Durante a primeira edição do Parlamento Popular, em Araguatins, Freire disparou críticas à gestão de Siqueira e chegou a pedir que o governo se explicasse à população do Bico do Papagaio sobre as obras que prometeu e não cumpriu. “Será que o governo foi apressadinho e desavergonhado”, disse durante a sessão em Araguatins.

Freire Júnior ainda não confirmou qual a sua pretensão eleitoral para o próximo ano, mas assim como no pleito de 2010, ha informações de bastidores de que o deputado cogita a possibilidade de se candidatar ao senado federal.

Reuniões

Segundo Ernane, o partido se reunirá na próxima semana, dia 18, com uma comitiva formada por 60 membros do partido nacional, novos filiados, e a executiva nacional, para ouvir projetos e tomarem novas diretrizes sobre as candidaturas para 2014. Ernane disse que a principal ação da executiva nacional é eleger o ex-governador e senador pelo Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, presidente da sigla. E, segundo ele, “a partir disso o PSDB seguirá as orientações para as eleições de 2014. Vamos seguir as do partido”, afirmou.