Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Frederick Borges

A plataforma multimodal da ferrovia Norte/Sul tem se mostrado um polo de desenvolvimento forte no Tocantins, sobretudo no que diz respeito à armazenagem e comercialização de grãos, fertilizantes e combustíveis. Diante desse cenário, a Norship, empresa de distribuição de combustíveis, recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para construir tancagem para movimentação e armazenamento de produtos químicos e petroquímicos no pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional. Atualmente a BR Distribuidora, do grupo Petrobrás; e a Raízen já estão instaladas no local, com previsão para início da operação em julho desse ano.

Segundo o diretor de Planejamento e Atração de Investimentos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Pugliese, a vinda de mais uma empresa para operar no pátio multimodal demonstra uma convergência de esforços no sentido de apoio aos processos produtivos da nossa região. “É muito importante perceber que a iniciativa dessas empresas vem ao encontro de uma perspectiva de desenvolvimento econômico inegável para o Tocantins”, sustenta.

Ainda segundo o diretor, toda a logística da distribuição de combustíveis será alterada na região, já que boa parte do combustível que é consumido hoje no Estado vem da base de Açailândia, no Maranhão, e outra parte de Goiás. “Esse combustível que vier para o pátio intermodal ferroviário de Palmas/Porto Nacional poderá ser distribuído para estados vizinhos como Mato Grosso, Bahia, Piauí e Pará”, explica.

Outro aspecto relevante da vinda de grandes empresas é a geração de emprego e renda para o Estado. “Além de gerar empregos e oportunidades, utilizando a mão de obra local, essas grandes empresas ancoram as micro e pequenas empresas do estado, que oferecem produtos e serviços e movimentam a economia local”, conclui.