Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O presidente da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano de Queiroz Rodrigues foi apontado num suposto crime de troca de moeda estrangeira sem a devida autorização do Banco Central em processo na Justiça Federal que investiga suposto tráfico internacional de mulheres no Tocantins. Rodrigues, assim como Fátima Aparecida Polito e José Luiz Gonçalves de Andrade foi acusado pelo Ministério Público Federal e como são donos de Agências de Viagens no Estado são suspeitos de usar o serviço de câmbio para viabilizar o envio de mulheres ao exterior .

O processo é de 2007 mas está na reta final e pode ser julgado à qualquer momento. Procurado pelo Conexão Tocantins para comentar o caso o presidente da Agetur preferiu não se manifestar mas frisou através de sua assessoria que está fazendo a defesa e que é inocente.

Conforme acusação do Ministério Público, às agências cabia viabilizar as passagens e reservas em hoteis espanhóis além dos passaportes. Também era responsabilidade dos agentes de viagens orientar as supostas vítimas no caso do esquema ser descoberto pela Polícia Federal ou mesmo pelo serviço de imigração.

O processo investiga uma rede de envolvidos no tráfico internacional de mulheres para as cidades de Segovia, Zamora, Vigo e Santiago da Compostela, todas na Espanha. A acusação é pelos crimes de tráfico de pessoas para exploração sexual e por formação de quadrilha. Os grupos, que agiram em 2006 e 2007, tinham tarefas distintas: um recrutava as mulheres, em seguida outros agenciavam as viagens e, integrantes que residiam na Espanha financiavam as viagens.

As supostas vítimas sabiam que iriam trabalhar como prostitutas, segundo o MPF, mas eram obrigadas a trabalhar para os aliciadores até que pagassem o equivalente a R$ 10 mil das despesas com a viagem e não podiam deixar o País enquanto isso. Mesmo as mulheres tendo conhecimento da prostituição o MPF alega que tal fato não descaracteriza o crime.

Também são investigados Diogo Dias dos Reis, Arlene Gomes de Aguiar, Maria José Pereira de Souza, Laurita Soares de Abreu, Alessandra Lima Linhares, Juliana Peres da Silva e Leny da Silva, Ivonete Barbosa da Silva, Márcia Pereira Silva, Guadalupe Lamus Picón e Rosângela Pereira Lima.