Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi eleita nesta última quarta-feira, 22, presidente da Subcomissão Permanente de Formação e Carreira Docente da Câmara.

A subcomissão é fruto de um requerimento da parlamentar solicitando a sua criação para debater sobre a valorização dos trabalhadores escolares e a qualidade da educação pública brasileira.

Segundo dados do Plano de Ações Articuladas (PAR), 57% dos municípios no Brasil não possuem planos de carreira para professores. No caso dos funcionários da educação, o índice é de quase 100%. Entre as redes estaduais, todas têm planos para o magistério, mas apenas 16 atendem aos funcionários, que também estão contemplados no texto constitucional, regulamentado pelo art.61, da lei 9.394 (LDB).

“A formação docente está diretamente ligada a qualidade da educação e a qualidade da escola. As melhores escolas têm no seu quadro professores com a melhor formação, na sua maioria com nível superior. Por outro lado, as piores escolas com uma formação inadequada. E a escola boa ou a escola ruim não está vinculada ao ser público ou privado. Temos excelentes escolas públicas com excelentes resultados”, disse.

A intenção, segundo Dorinha, é mudar essa lógica de que os jovens não querem seguir a carreira docente. “Queremos atrair os melhores alunos do Ensino Médio, aqueles que têm os melhores resultados, que estão bem preparados. Assim, vamos formar um novo ciclo na educação. Somente através da educação que poderemos melhorar a qualidade de vida do nosso País”, afirmou.

Homenagem ao Grupo Jaime Câmara

A deputada Dorinha também prestou uma homenagem ao Grupo Jaime Câmara na sessão solene desta quarta-feira pelos 75 anos do jornal O Popular e os 50 anos da TV Anhanguera.

A parlamentar lembrou da importância do Grupo no fortalecimento do estado de Goiás e no processo de criação do Tocantins. Citou também os 34 anos de criação do Jornal do Tocantins, comemorados no dia 18 de maio.

Dorinha ressaltou o trabalho do Grupo voltado para o social e a cidadania com a realização de eventos como o Fórum do Lago e o Congresso Pensar e parabenizou a diretora geral da OJC/TO Fátima Roriz pela forma que conduz a empresa no Tocantins.