Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Preocupação primordial de governantes e população, assuntos referentes a questões ambientais tem tomado espaço cada vez mais constante na sociedade. No Tocantins, o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas vem promovendo a discussão sobre o tema com representantes governamentais, acadêmicos e da sociedade civil organizada. Ao todo, cerca de 30 órgãos possuem representantes (titular e suplente) no Fórum.

De acordo com o recém-empossado primeiro secretário do Fórum, diretor de Fomento em Energias Limpas da Semades, Pedro Gil, o principal objetivo da entidade é atuar no sentido de sensibilizar a sociedade sobre os problemas ocasionados com a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Além disso, o grupo presidido no Estado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, atua em conjunto com a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que fomenta este tipo de discussão em nível nacional. “Nós estamos, neste momento, realizando diversas regionais para conscientizar os municípios sobre a emissão de gases do efeito estufa”, pontuou.

Prioridades

No Estado, o Fórum tem como base de discussão questões referentes a queimadas, resíduos sólidos e reflorestamento urbano, conforme Gil.

Na questão dos resíduos sólidos, o diretor da Semades frisou que é definição da Conferência Nacional do Meio Ambiente, que todos os municípios brasileiros tenham, até dezembro de 2014, um plano municipal de tratamento deste tipo de descarte urbano. “Os resíduos sólidos são responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa”, disse.

Outra preocupação que aumenta com a chegada do período de estiagem no Tocantins, as queimadas são também um ponto de discussão entre os membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. O secretário da entidade explicou que as ações são coordenadas com os serviços estaduais de combate ao fogo. “O Fórum participa dando apoio às ações de prevenção às queimadas”, frisou. (ATN)