Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Empresários espanhóis da área de resíduos sólidos reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 24, com o prefeito em exercício, Major Negreiros, o secretário executivo de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano de Carvalho, o superintendente de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen, e a assessora da Secretaria Estadual de Promoção e Atração de Investimentos, Ândrea Bengoin.

Durante a visita, o representante do Grupo Ligeplas, Antonio Chacón Arrúe, e o gerente de Serviços e Meio Ambiente do Grupo, José Vicente Jiménez Baena, apresentaram ao Major Negreiros o projeto que desenvolvem na Espanha para tratamento de resíduos sólidos urbanos. 

De acordo com Arrúe, em Madri, a usina de tratamento de lixo urbano permite o aproveitamento de aproximadamente 80% do lixo. “Na usina é produzido composto orgânico, além de mobiliários como palettes, caixas plásticas, para-choque de automóveis, dentre outros”, argumentou. 

Na ocasião, Luciano de Carvalho declarou que o município de Palmas tem interesse em resolver o problema do resíduo sólido na Capital. “Estamos estudando uma solução prática, a começar pela separação do lixo seco do molhado. Queremos iniciar do básico, simples, pois já nos deparamos com outros municípios que tentaram ousar e o projeto fracassou”, disse.

“O projeto apresentado é bem interessante, mas ainda estamos em fase inicial de diálogo com empresários do ramo”, salientou o prefeito em exercício, Major Negreiros. (Secom Palmas)