Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Mais de 27 mil candidatos a uma das 300 vagas de soldado da Polícia Militar do Tocantins, que realizaram a prova do concurso neste último domingo, 26, já podem consultar o gabarito preliminar das 60 questões do exame.

O gabarito está disponível no site da Consulplan, empresa responsável pela aplicação da prova, e no site da Polícia Militar. Para o candidato Fábio Denison, de Divinópolis, a expectativa quanto ao resultado é a melhor possível. “Me dediquei muito aos estudos e minha intuição está bem positiva”, declarou.

De acordo com o gerente técnico da empresa que realizou o certame, Pedro Fraga, o gabarito definitivo deve ser publicado no dia 10 de junho, quando será apresentada também a lista de classificação dos candidatos. “Conforme está no edital, nossa expectativa é concluir essa primeira fase no início de junho”, frisa.

Abstenções

Segundo levantamento da comissão do concurso, 27.293 candidatos fizeram as provas. O índice de abstenção foi de 18,57% (6.223 inscritos ausentes), número considerado pequeno para o porte do concurso, que teve mais de 33 mil inscritos.

Edevaldo Rodrigues Coito, de Pium, foi um dos candidatos que participaram da primeira etapa do processo seletivo. Para ele, ingressar na carreira militar é garantir estabilidade na carreira e um bom salário. “A expectativa é de estar entre os 300 aprovados, pois me dediquei aos estudos e espero uma boa classificação. Gostaria de me tornar um soldado da PM do Tocantins pois o salário daqui é um dos melhores do País, além de conseguir a estabilidade de servidor público”, afirmou.

O tenente coronel Jaizon Veras, presidente da comissão organizadora do concurso, avalia que a aplicação das provas atingiu os objetivos, sem ocorrências e com êxito. “Desde o início das inscrições o número de candidatos me surpreendeu e diante da dimensão que este concurso tomou e da forma que as provas transcorreram acreditamos que a aplicação das provas obteve êxito total”, destacou.

A aplicação das provas ocorreu em 54 locais diferentes, em cinco municípios tocantinenses (Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins e Arraias); além do município de Campos Belos, Goiás.

Etapas seguintes

A realização da prova intelectual é apenas a primeira etapa para o candidato que deseja ingressar como soldado da Polícia Militar do Tocantins. Após ser classificado, nesta fase, o concursando deverá realizar o teste físico, que tem caráter eliminatório. Sendo classificado na segunda fase, o passo seguinte é realizar um teste psicológico e, em seguida, apresentar exames médicos exigidos no edital. O candidato ainda passa por uma investigação social e vida pregressa. Por último, os aprovados em todas as etapas anteriores devem submeter-se ao curso de formação, que tem duração de seis meses.

O presidente da comissão do concurso explica que apenas sendo aprovado em todas as disciplinas do curso de formação é que o candidato a soldado da Polícia Militar do Tocantins será efetivamente graduado como tal. “De acordo com a lei 2578, que entrou em vigência o ano passado, o candidato será investido da graduação de soldado somente ao término do curso ode formação, este tendo sido concluído com êxito em todas as matérias”, esclarece.(ATN)

 Confira o gabarito preliminar das provas nos sites: http://consulplan.net ou http://pm.to.gov.br