Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Compartilhar as novidades dos programas e projetos da Educação é o objetivo da reunião de diretores regionais de Formação e Gestão e dos técnicos da Secretaria da Educação, que está sendo realizada nesta terça-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia. 

Entre os assuntos em pauta, estão a apresentação dos novos líderes da educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Programa Nacional do Livro Didático, das Escolas de Tempo Integral e dos programas Brasil Alfabetizado e Mais Educação.  

Kelma Tavares, assessora de Gabinete da Seduc, explicou que o encontro consiste em planejar, discutir e esclarecer dúvidas sobre o andamento dos projetos e programas da Educação para que o resultado seja a excelência na prestação de serviço à população. 

No Tocantins, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa está na fase de formação dos agentes educacionais. A finalidade é trabalhar com alunos de 1º ao 3ª ano do ensino fundamental, a compreensão das noções básicas de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, são 804 professores envolvidos no processo. 

No item escola de tempo integral, há duas frentes de trabalho: uma é identificar as unidades escolares que têm perfil para funcionar em tempo integral; a outra é oferecer apoio pedagógico às instituições existentes. “Escola de tempo integral é a modalidade de ensino para o momento e para o futuro”, frisou Lucas Xavier, responsável pelo programa. 

Já a educadora Célia Maria falou sobre o livro didático, o processo de escolha e sobre os guias de orientação que serão disponibilizados para as escolas. Tendo como referência o Brasil, os livros didáticos estão presentes em 140 mil escolas públicas, beneficiam 37 milhões de alunos e representam 163 milhões de volumes, que são entregues diretamente nas escolas, por meio das agências dos Correios. 

A reunião prossegue

A reunião continua no período da tarde, às 14 horas, com a posse dos membros do Conselho do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Na pauta serão discutidos assuntos como JETs (Jogos Estudantis do Tocantins), Censo Escolar e Programa Pioneiros Mirins. (Ascom Seduc)