Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começou na manhã desta quarta-feira, 29, o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas com ministros  do governo federal que acontece no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. O local está lotado e com presença massiva dos gestores do Estado. Mais de 100 já registraram presença.

Estão presentes no evento o ministro Chefe  da Secretaria de Assuntos Institucionais, Gilberto Carvalho, a ministra Ideli Salvati e o das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A abertura oficial acontece logo mais. O encontro começou com apresentações do Grupo Cultural Tambores do Tocantins.

O evento é uma parceria da prefeitura de Palmas, governo do Estado e Associação Tocantinense de Municípios (ATM). A Prefeitura é responsável pela logística do evento e demais aspectos. Os prefeitos vieram do interior com a equipe de trabalho já que o evento vai permitir atendimento individualizado e atenção especial para os programas do governo federal.

A parceria entre governo estadual e prefeitura para o evento foi elogiada pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Eduardo Siqueira Campos, em entrevista ao Conexão Tocantins no início do evento. “ Este evento é fruto de uma  cooperação para juntos ajudarmos as prefeituras do Estado”, frisou. Eduardo contou que todos os

O fato da capital sediar o evento foi ressaltado pelo prefeito de Palmas que já comentou ao Conexão Tocantins que Palmas hoje será a capital do Brasil por 24 horas. São esperados mais de mil pessoas para o evento.

Questões políticas

Questionado pelo Conexão Tocantins como está a relação do governo do Estado com os prefeitos Eduardo Siqueira frisou que atualmente não há nenhum prefeito de oposição. “ Hoje nós temos os 139 prefeitos com um relação institucional excelente”, frisou o secretário.Segundo ele, não há oposição política de prefeitos com relação ao governo nem mesmo por parte do prefeito de Palmas, Carlos Amasha. “Ontem mesmo estivemos juntos por mais de duas horas”, frisou relatando que a relação com o pepista é cordial.

Programação

8h – Credenciamento 

9h – Abertura:

Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti; Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; Ministro-Chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho; Governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos; Prefeito de Palmas, Carlos Amastha; Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Leonardo Sette Cintra; e outras autoridades 

10h30 - Mesa (Palestra):

Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro; Ministro-Chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho. 

10h30 às 18 - Salas de Atendimento Individualizado: 

Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde - Funasa / Controladoria - Geral da União (CGU) / Caixa Econômica Federal

12h30 – Almoço 

10h30 às 18h – Mesa (Palestras):

- Apoio ao Planejamento e à Gestão dos Municípios

Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

- Políticas de Educação

Ministério da Educação

 - Políticas de Saúde

Ministério da Saúde

18h –  Encerramento