Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

O município de Combinado, a 464 km de Palmas, completa neste sábado, 1º de junho, 24 anos de emancipação política. A data será marcada com a realização da II Feira e II Encontro da Agricultura Familiar do município, que será realizada a partir das 8h, na Feira Coberta. A promoção é do Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e Prefeitura Municipal de Combinado.

O evento que contará com a participação de diretores, coordenadores e técnicos do Ruraltins e de outras instituições ligadas ao setor, visa proporcionar uma maior interação entre os agricultores e  fortalecer o processo de sensibilização da comunidade sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região. Os organizadores pretendem ainda com o encontro divulgar os produtos da agricultura familiar na região, promover a inclusão social e difundir novos conhecimentos e tecnologias em busca da geração de novos postos de trabalhos, com aumento da produção e produtividade.

Durante todo o dia, os agricultores familiares de Combinado, Conceição, Arraias, Novo Alegre, Aurora, Lavandeira, Paranã, Almas, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre e Taguatinga, participarão de palestras, além de comercializar produtos agrícolas e seus derivados.

Os produtos expostos são produzidos na própria região a exemplo de arroz, mandioca, feijão, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, açúcar mascavo, cachaça, mel, banana, mamão, abóbora, cheiro verde, couve, alface, rúcula, quiabo, jiló, bolos, doces, frangos e ovos caipira.

O evento também contará com a exposição de artesanato, trabalho manuais  móveis de buriti e apresentações culturais da região. Técnicos do Ruraltins, desde o inicio da semana, realizam cursos de capacitações como: panificação, processamento de frutas, verduras, produção de licores e reciclagem com papelão e vidro.

Segundo o gerente regional do Ruraltins de Combinado, Rodrigo de Oliveira Xavier, a Feira de 2012 reuniu 39 agricultores e movimentou cerca de R mil. “Nessa edição, contaremos com mais de 60 feirantes, e nossa expectativa é obter com a comercialização desses produtos aproximadamente R mil”, estima Xavier, ressaltando que o evento espera um público de mais de 1.200 pessoas.

Ainda de acordo com Xavier, existe na região cerca de 300 agricultores familiares e 350 produtores rurais entre médio e grande, onde se destaca a produção leiteira entorno de 15 mil litros dia. A região também conta com dois laticínios, onde os produtores comercializam toda a produção.

Programação

Dia 01/06 (sábado)

6h – Alvorada; 
7h – Cavalgada saindo do Auto Posto Girassol;
8h – Recepção  e inscrições dos participantes (caravanas da região sudeste);
8h30 – Café da manhã;
9h às 12h – Informação sobre Crédito Rural – (Banco do Brasil e Banco da Amazônia);
9h às 17h – Informação sobre Compra Direta, Quintal Verde – (Ruraltins);
9h30 – Abertura oficial;
10h – Apresentação cultural: Banda Polícia Militar de Arraias, grupo de dança Jiquitaia de Almas, grupo de dança Sússia Quilombola de Arraias;
11h – Apreciação da feira e sorteio de brindes;
12h – Almoço;
13h30 – Apresentação grupo de capoeira de Novo Alegre e apresentação cultural das escolas de Combinado;
14h30 – Apreciação da feira e sorteio de brindes;
17h – Encerramento das atividades e retorno das caravanas;
22h30 – Show com artista local.