Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário UnirG (Propesq), lança nesta quinta-feira, 06, o novo Portal Propesq e a primeira edição da Revista Amazônia: Science & Health (Ciência & Saúde) e a Plataforma Chamilo. Na ocasião será comemorada também a publicação da 10ª edição da Revista Cereus. O evento será às 19h30, no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug).

Devem estar presentes professores e pesquisadores da Instituição, coordenadores de cursos, representantes da Fundação UnirG, do Centro Universitário UnirG, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Ligas Acadêmicas, e autoridades da sociedade de Gurupi. 

De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rise Rank, o Portal Propesq foi disponibilizado esta semana no site da UnirG, sendo uma base de acesso acadêmico-científica para aproximar e integrar o meio universitário. “Nele serão publicadas todas as informações sobre os órgãos de apoio, ligas acadêmicas, atividades de pesquisa, bolsistas, editais, eventos, atualidades científicas, portal de pesquisa e publicação de artigos”, explicou.

Já a Revista Amazônia: Science & Health terá sua publicação trimestral. “Ela é destinada à divulgação de trabalhoscientíficos e intervenções relacionadas à Saúde. A revista está disponível no Portal Propesc e a 2ª edição será lançada em julho”, acrescentou Rank.  

A Chamilo foi desenvolvida especialmente para a educação à distância. A partir do próximo semestre a UnirG irá utilizá-la para transmitir aulas telepresenciais, por meio do Núcleo de Educação à Distância (NED/UnirG). A ferramenta é a mesma usada pela Universidade Estadual do Tocantins e a Faculdade Católica do Tocantins, pela facilidade o acesso.

A Revista Cereus é uma publicação eletrônica vinculada à Propesq para a divulgação de trabalhos científicos em Português, Inglês e Espanhol, nas áreas de: humanas, exatas, educação e da terra. A periodicidade é quadrimestral com edições nos meses de abril, agosto e dezembro.

A Apug está localizada na rua 09, entre as avenidas Guanabara e Rio de Janeiro.