Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins já começa a fase de conversas com os partidos da base da presidente Dilma Rousseff que tentará reeleição. O presidente regional Donizeti Nogueira contou ao Conexão Tocantins que além da aproximação natural com PP, que também é da base, vai procurar o PMDB e ainda o PR.

O PMDB permanece sob o comando do deputado federal Junior Coimbra e o PR é comandado pelo senador licenciado João Ribeiro. “Vamos procurar discutir com o PMDB que o partido do vice-presidente Michel Temmer e nosso principal aliado à nível nacional. Com o PR também mas vamos respeitar a estado de recuperação de Saúde dele”, conta.

Tanto o PMDB como o PR tem pretensão de lançarem candidaturas próprias ao governo no próximo ano e construir uma aliança ou composição pode ser uma tarefa árdua. Além disso o próprio PP, tem o nome do empresário Roberto Pires como um dos pretensos candidatos na disputa pela Araguaia. PT , PMDB e PP foram aliados na eleição de 2010 no Estado quando Carlos Gaguim (PMDB) disputou o governo, Valderez Castelo Branco (PP) como vice e Paulo Mourão como um dos candidatos ao Senado.

A presidente Dilma tem previsão de agenda no Estado para o final deste mês para entrega de ônibus escolares junto com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

PED

Paralelo às primeira movimentações em prol das eleições de 2014 o PT se prepara para o Processo de Eleição Direta – PED. O prazo para registro de chapas se encerra no dia 10 de agosto à nível estadual e o candidato apoiado por Donizeti, segundo o Conexão Tocantins apurou, é o ex-prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil. A intenção é dialogar com todos em torno da unidade no partido para que saia uma chapa de consenso.O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho já disse ao Conexão Tocantins que pretende montar uma chapa para disputar o comando do partido.

 O pré-candidato até então indicado pela legenda é o médico Nicolau Esteves que já trabalha para tentar viabilizar seu nome. Na avaliação de Donizeti a movimentação de Esteves mostra que o partido está indo no rumo certo em prol de uma candidatura própria. “ O caminho está sendo muito bem construído”, reforça.