Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Numa reunião com a presença de mais de 400 produtores de leite (dos 700 produtores estabelecidos na região) e de seis dos oito laticínios do Bico do Papagaio, além de quatro prefeitos municipais (Sampaio, Axixá, Augustinópolis e Cachoeirinha), presidente da Adtur, Omar Henneman e deputado Amélio Cayres, a senadora Kátia Abreu lançou na manhã do último sábado, 22, em Augustinópolis, o programa Travessia Leite, que será  realizado em parceria com o Sebrae. A ação tem como meta atender 5000 pequenos e médios produtores no Tocantins e levará assistência técnica e extensão rural aos produtores de leite, aumentando a produção e oferecendo condições para que eles sejam competitivos no mercado.  O programa contará com o auxílio de cem técnicos que atenderão aos produtores por um ano, visando aumento da qualidade do leite, sanidade animal e gestão da propriedade. Os técnicos agrícolas receberão treinamento tecnológico do Senar e serão supervisionados mensalmente para garantir que todos os produtores rurais alcancem sucesso dentro do programa. O investimento total será de R$ 16 milhões com contrapartida de R$ 40 mensais de cada produtor rural participante.

Antes, Kátia Abreu fez a abertura dos trabalhos do Programa Utero é Vida, no Colégio Manoel Vicente de Souza e que somente no período da manhã proporcionou a realização de 250 exames de prevenção de câncer de próstata em homens e 150 exames papanicolau para prevenção de câncer de colo de útero, beneficiando moradores da região. Kátia Abreu ressaltou a importância do diagnóstico precoce que potencializa as chances de cura. “Não podemos deixar o nosso povo morrer por falta de assistência médica. Quando me perguntaram se eu não iria cuidar dos homens, imediatamente agregamos o exame PSA (exame de sangue que detecta o câncer de próstata) ao programa Útero é Vida.” A senadora também anunciou a ampliação do programa no final deste ano, que contará com mais uma carreta com mamógrafos e médicos para o exame físico para o diagnóstico do câncer de próstata. O programa também contou com Espaço Beleza e lanche.

A população de Augustinópolis e região compareceu em peso ao evento.  Simão Dias ressaltou a importância do acesso facilitado ao exame de prevenção de próstata. “Pra falar a verdade, eu nem sei se a rede pública oferece este exame, quando eu soube deste evento, vim correndo participar.” Cleonice Silva era a primeira da fila para ser atendida. “Eu cheguei aqui às 7h da manhã. Eu faço o exame uma vez por ano porque é importante a gente se cuidar.”

Prefeitos

No período da tarde, a senadora Kátia Abreu reúne os prefeitos dos 25 municípios do Bico do Papagaio, com presença confirmada do vice-governador João Oliveira e do deputado federal Irajá Abreu, para discutir sobre a construção de casas populares dentro do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) que vai atender 16 mil famílias do Bico do Papagaio, viabilizadas por gestões de Kátia Abreu junto à presidente Dilma Rousseff. Antes, porém a senadora faz reunião com diretores de escolas sobre o Pronatec que vai atender dois mil jovens da região com cursos de capacitação técnica.