Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados homenageou, em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (24/05), os 10 anos de atividade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN), parlamentar tocantinense presente na sessão, lembrou durante seu discurso do esforço conjunto da classe política, poder público e principalmente a sociedade na criação da Universidade Federal do Tocantins.

“Tive a oportunidade de participar ativamente da implantação desse sonho que nasceu, não apenas das cabeças de dirigentes públicos, mas sim do esforço político de muitos e de um movimento popular que começou nos bancos das escolas, que foi para as ruas, com o movimento SOS Unitins”, disse Nilmar. A deputada diz que acompanhou de perto e participou ativamente de todo o processo de implantação da UFT, “porque estava aqui em 2000, na Câmara dos Deputados, trabalhando pela criação da Universidade. Como titular da Comissão de Educação e Cultura me empenhei junto ao Governo Federal e aos meus colegas parlamentares da época, para a implantação da Universidade Federal no Tocantins. Mostrei a importância e a contribuição que uma instituição de ensino superior federal poderia dar naquele momento ao nosso Estado, que tinha apenas 11 anos de criação”, lembrou Nilmar durante discurso.

Para a deputada, a Universidade Federal do Tocantins teve papel fundamental para o desenvolvimento sócio/econômico do Estado. “Em 2003 a UFT começou a funcionar e nesses 10 anos, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) cumpriu integralmente seu papel, que é fundamental para o progresso do Tocantins. A cada ano, a UFT forma milhares de novos profissionais. É mão de obra qualificada entrando no mercado de trabalho tocantinense. Com trabalhadores mais qualificados, a força econômica do Tocantins cresce e gera mais riqueza para a população, fazendo com que o nosso povo possa viver melhor”, pontuou.

Nilmar também fez referência ao trabalho do reitor Márcio da Silveira, e lembrou o trabalho do ex-reitor Alan Barbiero. Segundo Nilmar, Barbiero “acelerou esse processo de consolidação da instituição no Estado” e Silveira “vem desenvolvendo um importante papel no fortalecimento da instituição e na qualidade de ensino que ela oferece”. Além disso, a deputada também destacou o trabalho desenvolvido pela Universidade da Maturidade, que segundo ela, “como extensão universitária é um grande exemplo para o Brasil”.

Emocionada, Nilmar fez referência do que para ela é o papel de uma universidade. “E o que é a Universidade se não uma grande realizadora de sonhos? Sonho de um futuro promissor. Sonho de melhores oportunidades. Sonho de um país mais desenvolvido. Não há avanço social sem cidadãos educados e não há desenvolvimento econômico sem o conhecimento necessário para se tomar decisões acertadas. A universidade é o principal ponto que garante a evolução de uma sociedade. E a UFT vem cumprindo esse papel com excelência, educando nossos jovens, formando cidadãos conscientes e tornando a sociedade tocantinense cada vez melhor”, concluiu Nilmar.