Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Com o objetivo de viabilizar a integração das ações dos diversos órgãos que formam a Câmara Setorial do Leite, representantes dessas instituições estão elaborando um planejamento estratégico para o setor nos próximos cincos anos. Na tarde desta segunda-feira, dia 24, integrantes da Câmara do Leite se reuniram no Centro Educação Empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas, para definir a primeira etapa do planejamento. O plano deve ser finalizado em agosto.

De acordo com o assessor de Desenvolvimento Animal da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Cláudio Sayão, que participou do encontro, o planejamento estratégico fortalecerá a atuação da Câmara do Leite. “Através desse plano, os diversos órgãos que integram a Câmara poderão desenvolver suas respectivas ações em conformidade com as atividades dos demais”, avaliou Sayão.  

Também representaram a Secretaria da Agricultura e Pecuária no encontro, a diretora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural, Angelina Stefanello e a médica veterinária Arlete Mascarenhas.

Metas

Através do Planejamento Estratégico, a Câmara Setorial do Leite pretende aumentar a produção leiteira no Estado, melhorar a capacitação técnica, a qualidade dos produtos, a assistência técnica, a qualidade de vida dos produtores, viabilizar a industrialização, comercialização, a logística e infraestrutura e gestão da informação para o setor.

Câmara Setorial de Leite

Além da Seagro, também integram a Câmara Setorial de Leite, o Sebrae Tocantins, a Faculdade Católica do Tocantins, Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Unitins Agro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria da Saúde (Sesau), a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Agência Estadual de Fomento, a Agência de Defesa Agropecuária  (Adapec), a Secretaria Municipal da Agricultura (Sagri), além de cooperativas e associações de produtores de leite do Tocantins. (Ascom/Seagro)