Um caminhão modelo 1113, placa GNF 6812, foi apreendido na madrugada desta sexta-feira, 28, pela Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas transportando madeira ilegal.
O veículo trafegava pela Rodovia T0-030, km 6, estava carregado de toras de madeira de diversas espécies como pequi, pau d’óleo e jatobá, estava sendo conduzido por Josemar Gonçalves de Oliveira. O motorista foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), onde foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 990,00. A madeira apreendida se encontra na sede do Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas à disposição da Justiça.
De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental, Heleno Belo Freitas, o motorista declarou que durante a semana eram realizadas cerca de quatro viagens e a madeira estava sendo transportada da Fazenda Mata Verde com destino a cerâmica Betim, em Palmas.
Segundo o fiscal da GMP, Adalberto Antonio Bernardo, geralmente o transporte de madeira ilegal é feito durante a madrugada para burlar a fiscalização. “Ao fazermos a abordagem, constatamos que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte”, ressaltou.