Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Abrasel e a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur) lançam em Palmas o primeiro Festival Gastronômico da capital, com o tema “Cozinha de Boteco”. Esta primeira edição será realizada no período de 30 de julho a 14 de agosto na Avenida Palmas Brasil.

O festival chama a atenção do público pela variedade de pratos que serão expostos nos cardápios dos estabelecimentos participantes e tem como objetivo a valorização da gastronomia popular e regional, como fator cultural de grande importância.  O evento também busca fortalecer a gastronomia local e incentivar o desenvolvimento do turismo, levando em conta nesta primeira edição, o crescimento da economia da Avenida Palmas Brasil.

É de total relevância destacar que o Festival Gastronômico de Palmas “Cozinha de Boteco” é um concurso de caráter exclusivamente cultural e técnico, enfatizando que para a realização dos pratos, os chefes devem utilizar a mandioca como ingrediente principal. Os estabelecimentos serão premiados após avaliação de melhor prato e melhor atendimento com a entrega de troféus, o grande vencedor do Festival, receberá a placa de participação do evento.

O julgamento será feito por uma Comissão Organizadora do Festival composta por um representante da Abrasel, um da Adtur e um Chefe de Cozinha Internacional, além de uma Comissão de júri técnico constituída por membros da Secretaria da Educação e da Cultura, do Sebrae, do Senac, da Stratégia Consultoria e do Palmas Convention e Visitors Bureau.

As receitas participantes do evento serão avaliadas dentro dos critérios de degustação, atendimento ao cliente, ambiente de cada estabelecimento, apresentação e criatividade para montar e servir o prato e pitoresco, onde serão avaliados: o nome do prato, os ingredientes, o tempero e a preparação da receita. Além do julgamento técnico, os estabelecimentos receberão cédulas de votação que serão distribuídas aos clientes, sendo assim, a avaliação será dada pelo voto popular e pelos julgadores técnicos.