Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Durante operação comandada pelo delegado, José Antonio da Silva, policiais civis do 1ºDP de Paraíso do Tocantins, prenderam em flagrante delito, Ordaci de Souza e Luciano Cantuário, acusados de furto qualificado, posse ilegal de arma de fogo, posse de substância entorpecente e receptação.

De acordo com informações, por volta das 8h, de ontem, a equipe do 1ºDP, teve o  conhecimento de um furto ocorrido em um estabelecimento comercial localizado no centro da cidade, e que foram subtraídos alguns condicionadores de ar por meio de arrombamento. Imediatamente foi dado início às investigações que apontaram os conduzidos como os autores do delito.

A suspeita se deu em razão das imagens capturadas pelo sistema de segurança  de uma panificadora que fica próxima ao local do furto, nas imagens aparecia um veículo GM/Celta de cor preta, semelhante ao utilizado pelos conduzidos, passando no mesmo horário do crime.

Após identificar os autores do crime, a equipe se dirigiu a residência de Odarci, que tentou empreender fuga pelo telhado da casa, mas desistiu após ser flagrado pela polícia. O cerco, aos acusados culminou com buscas realizadas na residência de Ordaci.

No interior da casa foram encontrados diversos objetos com suspeita de origem ilícita e no interior de um veículo, que estava na casa, foi encontrada uma pequena porção de substância análoga a “crack”.

Na residência estavam Ordaci e seu irmão Luciano, que diante dos fatos resolveram confessar o furto, dano início às diligências que  resultaram na recuperação dos 3 (três) condicionadores de ar, os dois primeiros na casa de Gleidson Felicio Silverio, preso e autuado em flagrante delito pela prática de crime de receptação e colocado em liberdade mediante pagamento de fiança.

Mais tarde o outro foi aparelho de ar condicionado foi localizado na casa de Débora Coelho Araújo, namorada de Ordaci, onde também foi apreendido um televisor da marca LG de 32 polegadas com suspeita de origem ilícita.

Os dois acusados ainda confessaram a prática de outros crimes, também foi apreendida uma arma de fogo (pistola .380) com a numeração raspada escondida, municiada, nas proximidades da casa de Ordaci.

Durante diligências realizadas no município de Pugmil/TO, foram recuperados dois motores e munições de diversos calibres - 22,.38,.20  e .32,  não sendo possível localizar indivíduo conhecido como Márcio, que segundo os conduzidos, foi quem encomendou o furto de uma residência no Jardim Paulista de onde fora subtraída um cofre e algumas armas de fogo.

Ordaci e Luciano ainda indicaram a localização de dois cofres furtados, que estavam dentro de um córrego nas proximidades do povoado Santa Luzia, dentro dos cofres foram encontradas diversas folhas de cheque, várias capsulas deflagradas de munição calibre, 38 e outros documentos destruídos pela ação da água.

Os dois acusados ficaram recolhidos na Casa de Prisão Provisória, à disposição da Justiça onde responderam pelo crime de furto praticado durante o repouso noturno e qualificado pelo arrombamento e pelo concurso de pessoas, posse ilegal de arma de fogo com alteração de numeração identificadora e posse de substância entorpecente, tipificados, respectivamente, no artigo 155, parágrafos 1ª e 4ª, incisos i e iv do código penal brasileiro, artigo 16, parágrafo único, inciso i da lei n.º 10.826/03 e artigo 28 da lei 11.343/06. (Ascom SSP)