Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O concurso público estadual para provimento do quadro de formação de soldados da PM (CFSD) 2013 está na segunda fase, com a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) entre os candidatos aprovados na prova escrita. As avaliações reúnem cerca de 100 pessoas por período e são realizadas no complexo esportivo da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo até a próxima terça-feira, 2.

 Para a seleção ao Curso de Formação de Soldados, com 300 vagas (270 para homens e 30 para mulheres), os candidatos passam por testes físicos que envolvem flexão, abdominal, natação e atletismo - corrida de 12 minutos. A exemplo da primeira fase, esta etapa é de caráter eliminatório, o que significa que o candidato a ingressar na corporação tem que atingir uma faixa mínima de pontos de acordo com o edital do concurso.  É o que fez Renata Gomes Uchoa, ao completar sete voltas do circuito esportivo da ETI Caroline Campelo nos 12 minutos previstos, obtendo 2.250 pontos em comparação a limite mínimo exigido de 2.150 pontos.

 Na avaliação de Renata, que é de Miracema e foi a 1ª colocada entre as mulheres na prova de conhecimento intelectual, “a corrida é a fase mais difícil do TAF”, atesta a candidata acrescentando que dedicou duas semanas de treinamentos físicos para a prova.

 André de Aguiar, de Brasília, ao se considerar preparado o suficiente para a prova física afirmou não ter enfrentado problemas e garantiu vaga na terceira fase do concurso da PM. Ele recomenda quanto a esta e outras etapas, “que o candidato se resguarde quanto a uma alimentação leve e variada, à base de legumes, verduras, frutas, feijões, carne magra, muita água e uma boa noite de sono”.

 De acordo com a major Valéria Galli, da Comissão do Concurso, o nível de preparação geral dos candidatos ao atual concurso evoluiu em relação aos certames anteriores. “O fator específico se deve à concorrência, que cresceu bastante visando o ingresso na corporação e à elevação do grau de consciência em torno da necessidade dos candidatos em se prepararem melhor”, afirmou.

Para mais informações acerca da prova e das demais fases seguintes do concurso, o candidato deve acessar a página da Polícia Militar (www.pm.to.gov.br) ou o site www.consulplan.net