Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Consulplan, empresa responsável pela realização do concurso para provimento de 300 vagas de Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares, divulgou nesta sexta-feira, 5, o resultado preliminar do Exame de Capacidade Física do certame. Do total de candidatos que passaram pelo teste físico (600), 200 foram aprovados; 283 eliminados ou considerados inaptos; e 117 não compareceram para realizar as provas.

 Conforme prevê o edital, como o número de aprovados nesta segunda etapa não atingiu a quantidade de vagas oferecidas “serão convocados mais candidatos da lista de aprovados na prova intelectual, por ordem de classificação, para a realização da prova de capacidade física em datas e locais a serem definidos”, diz o item 9.3 do edital.

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso Público, tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, a nova convocação só deverá ser feita após a análise dos recursos impetrados nesta fase. “O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado preliminar do exame de capacidade física terá o prazo de dois dias úteis, a contar do dia subsequente ao da divulgação, portanto segunda e terça-feira (8 e 9 de julho), por meio do site da Consulplan”, afirmou.

 Ainda segundo o presidente da Comissão, é de responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos inerentes ao concurso e a orientação é para que estejam preparados para o exame. “A orientação aos candidatos é que continuem os treinamentos enquanto esperam a nova chamada, que será feita após análise dos recursos”, explicou.

 Capacidade Física

Sobre os critérios de avaliação na segunda etapa, o presidente da comissão afirma que “foi considerado inapto no Exame de Capacidade Física e eliminado do concurso, o candidato que não teve altura mínima exigida para o cargo, aquele que não atingiu o desempenho mínimo estipulado em todos os exercícios dos testes do exame de capacidade física e o que deixou de comparecer na data, local e horário estipulado”.

A lista com o nome dos candidatos aprovados na prova de capacidade física foi elaborada em ordem decrescente de classificação, seguindo a sequência da prova intelectual, excluindo-se os candidatos inaptos e ausentes.

Próxima fase

De acordo com a comissão do concurso, a próxima fase será a avaliação psicológica, que vai permitir identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas à graduação de Soldado do quadro de Praças Policial Militar. Segundo o edital, na avaliação psicológica serão considerados traços de personalidade incompatíveis para o exercício da atividade policial militar, como descontrole emocional, agressividade, impulsividade entre outros. “As atividades do policial militar submetem a forte pressão externa e emocional, como porte de arma de fogo, risco de morte, lesão corporal, responsabilidade civil, penal e administrativa, tornando-se fundamental a realização do exame psicológico”, explica o tenente coronel. (ATN)