Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores e visitantes das praias e atrativos da capital tocantinense, a Prefeitura de Palmas, intensificará as blitze da Operação Lei Seca e medidas preventivas e de monitoramento na temporada de férias. Desenvolvida pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, a ação se dará de forma integrada com Guarda Metropolitana, Defesa Civil, Polícia Militar e Bombeiros.

De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Cel. José Ribamar Amorim, os órgãos estão atuando de forma conjunta. “Todo o nosso efetivo estará empenhado para que sejam intensificadas as ações da operação Lei Seca. Será tolerância zero para a união de álcool e direção”.

As blitze serão realizadas tanto no horário de chegada dos visitantes às praias quanto à noite, no fim da programação. Além das praias, também serão realizadas ações em outros locais que receberão programação de férias, como Parque Cesamar e o Ginásio Ayrton Senna, onde será realizado o Arraiá da Capital.

Monitoramento

Para facilitar o trabalho dos guardas e agentes em campo, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) iniciou a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos nas praias que devem atuar 24 horas por dia.

Cada câmera tem rotação de 360 graus na horizontal e 90 graus na vertical, possibilitando, por exemplo, identificar a placa de um veículo a 2 km de distância, e o modelo a 10 km. Desta forma, com o equipamento é possível aproximar as imagens e checar placas de veículos e identificar pessoas em atitudes suspeitas, comunicando imediatamente, as viaturas do Grupamento Tático da Guarda Metropolitana (GMP) ou o Sistema Integrado de Operações – SIOP e a Defesa Civil em caso de Queimadas.

Sobre a medida o Secretário ressaltou, “o objetivo da gestão é proporcionar o bem estar para quem usufruir dos atrativos e programação de férias na Capital”.