Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para aumentar a capacidade de produção na região do município de Lagoa da Confusão, região Sudoeste do Tocantins, produtores rurais e o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), estão desenvolvendo projeto para construir três barragens ao longo do Rio Formoso. A iniciativa garantirá a oferta de água durante o ano todo e beneficiará até 50 mil hectares e 30 produtores de soja, arroz e melancia. O assunto foi tema de reunião na manhã desta segunda-feira, dia 8, com produtores e técnicos da Seagro e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, que definiram o início do levantamento topográfico.

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, participou da reunião e explicou que os técnicos começarão a partir desta terça-feira, dia 9, o levantamento que irá definir o local das barragens. Após isso, serão elaborados os projetos ambiental e executivo para a execução das obras. “A partir da definição da localização das barragens será dada entrada na solicitação da licença ambiental junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Esse será o próximo passo. É preocupação do Governo do Estado a perenização do rio sem interferência em seu leito natural”, frisou.

O assessor técnico da Diretoria de Irrigação e Drenagem da Seagro José Carlos Farencena irá acompanhar o início do levantamento topográfico. Assim que os apontamentos forem concluídos, Seagro e produtores voltarão a se reunir para dar continuidade ao projeto.

Para a construção das barragens, a Associação dos Produtores do Rio Formoso já dispõe de R milhões, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). “A contrapartida será feita pelos produtores”, explicou Padua.

 Rio Formoso

O Rio Formoso dá nome também a um projeto de irrigação no município de Formoso do Araguaia. O projeto, que está em operação desde 1979, sendo pioneiro quando se fala em técnicas de irrigação, passa agora por estudos de revitalização para que sejam restabelecidas as condições originais das infraestruturas de uso comum.